Líder das eliminatórias do skate park masculino e das semifinais do STU National, campeonato brasileiro de skate, em Porto Alegre, na pista da orla do Guaíba, o catarinense Kalani Konig manteve o alto nível no fim da tarde deste domingo (19) e garantiu o título da competição com a maior nota do evento (90 pontos).
Ele havia sido quarto colocado na etapa de abertura do circuito, realizada em Criciúma. Completaram o pódio: Augusto Akio, vice-campeão mundial e vencedor em Santa Catarina, e Pedro Barros, medalhista olímpico e bronze no Mundial do começo do ano.
O catarinense, último a entrar em todas as voltas, começou a grande final mostrando a que veio. Logo na primeira volta, costurou a pista, deu manobras cada vez mais altas e saiu liderando a decisão, com 86.33 pontos. Mas foi na segunda que ele entrou para o "nine club", termo usado para quem tira 90 pontos ou mais no skate. Na última volta, Pedro Barros se esforçou para tirar o título de Kalani, mas os 84 pontos não foram suficientes e o garoto de 15 anos saiu com a vitória.
— Estou muito feliz, passei em primeiro nas eliminatórias e na semifinal. Meu primeiro título no STU. Eu me dediquei muito para viver esse momento. Só vamos para cima. Um dos meus grandes sonhos é estar em Paris para as Olimpíadas — disse o catarinense após a conquista.
Vice-campeão mundial e campeão da prova em Santa Catarina, o paranaense Augusto Akio novamente deu espetáculo. Na sua primeira volta, saiu com 85,50 pontos, mas não conseguiu aumentar o score nas três tentativas seguintes, ficando com o vice-campeonato em Porto Alegre.
Confira a classificação do park masculino
- Kalani Konig - SC - 90 pontos
- Augusto Akio - PR - 85,50
- Pedro Barros - SC - 84
- Gustavo Picaski - SC - 83,50
- Pedro Carvalho - SC - 83
- Matheus Mello - SP - 81,50
- Weslley Alves - SP - 76
- Luigi Cini - PR - 68,33