A etapa de abertura do STU National 2023, o circuito brasileiro de skate park, reuniu os principais atletas da modalidade no Brasil e teve uma disputa forte entre o paranaense Augusto Akio, atual vice-campeão mundial, e o catarinense Pedro Barros, vice-campeão olímpico em Tóquio e bronze no recente Mundial disputado nos Emirados Árabes Unidos.
No final, Augusto Akio levou a melhor e ficou com o título no Criciúma Skate Park. Japinha terminou com 86 contra 85 de Barros. O pódio ainda teve outro local, Pedro Carvalho, que somou 84 e terminou em terceiro.
Líder das semifinais, Carvalho começou a temporada como o melhor do ranking brasileiro de 2022 e mesmo que não tenha conseguido superar os dois medalhistas do último Mundial teve chances de vitória até a última das quatro voltas a que cada skatista tinha direito.
A quarta posição ficou com outro catarinense, Kalani Konig, que fez 82,67 em sua melhor apresentação. Mateus Guerreiro foi o quinto com 81.83.
Em sexto finalizou o paranaense Luigi Cini, com 80,33. A sétima posição ficou com mais um atleta da casa, Vinícius Kothe. O oitavo lugar com o paulista Pedro Quintas, com 75.