O II Congresso Olímpico Brasileiro realizado neste final de semana em Salvador trouxe à capital baiana alguns dos principais atletas do país na atualidade e do passado e prestou uma homenagem a três deles, que passaram a integrar o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
E neste domingo (20), dois dos homenageados doaram peças importantes para o COB. A partir de agora, a camisa número 7 da levantadora Fofão na campanha do ouro da seleção feminina de vôlei em Pequim 2008 e os dois certificados de medalhista olímpico cedidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ao boxeador Servílio de Oliveira, além da camiseta e o calção usados na conquista da medalha de bronze nos Jogos da Cidade do México 1968, passaram a figurar em uma galeria chamada Memória Olímpica.
— Ser homenageado pelo Hall da Fama do COB foi algo maravilhoso. E hoje, a doação do uniforme e dos certificados, foi algo muito significativo pois eles vão fazer parte de um acervo que vai ajudar a incentivar gerações a praticarem o esporte — disse o veterano boxeador de 73 anos.
Outra peça doada ao COB e que fez parte de uma exposição apresentada durante o evento foi a prancha usada pelo surfista Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico da modalidade em Tóquio 2020.