O Brasil conquistou sua segunda medalha de ouro na natação paralímpica na manhã desta sexta-feira (27). Ele venceu os 50m livre da classe S11 (para atletas com deficiência visual) ao bater na frente com 26s03. A prata ficou com o chinês Dongdong Hua (26s18), e o bronze, com o lituano Edgaras Matakas (26s38).
Wendell, que estreia nos Jogos, conquistou sua primeira medalha paralímpica e a segunda de ouro do país no megaevento. A primeira havia saído no primeiro dia de competições em Tóquio, com Gabriel Bandeira nos 100m borboleta da classe S14 (para atletas com deficiência intelectual).
— Não tenho nem palavras para descrever. Todas as manhãs que eu acordei cedo, que eu fui dormir tarde, todas viagens que eu fiz. O processo valeu a pena. Estou muito feliz, ainda não caiu a ficha. Vou ficar segurando isso aqui a noite toda. Acho que eu vou passar uns quatro dias com a medalha. É um sonho — disse ao SporTV após subir ao lugar mais alto do pódio.
O nadador de 23 anos tem menos de 5% da visão em função de um glaucoma congênito. Está inscrito, além dos 50m livre, nos 100m borboleta, nos 200m medley e no revezamento misto 4x100m até 49 pontos.