Nesta terça-feira (3), as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan se classificaram para a regata da medalha vencendo a última prova classificatória. Apesar do grande resultado, as brasileiras velejarão com poucas chances de subir ao pódio na quarta-feira (4), dia que se encerram as competições da vela nas Olimpíadas.
Apesar de chegar à regata final na quinta posição geral, apenas uma composição improvável de resultados pode garantir uma medalha para as velejadoras do Brasil, que não têm mais chances de conquistar o ouro. Para conseguir a prata, precisam vencer a regata e torcer para três combinações: que a dupla da França (que está em segundo) chegue em último, que a da Polônia (que está em terceiro) termine no máximo em nono e que a eslovenas (quartas no geral) cheguem abaixo da quinta posição. Para conseguir o bronze, é necessário que ocorra a combinação envolvendo a dupla da Polônia e da Eslovênia.
A situação difícil nessa última prova é consequência de uma campanha de altos e baixos na competição. Fernanda e Ana venceram duas das 10 regatas classificatórias, mas chegaram três vezes na 10ª posição, uma na 13ª e uma na 15ª. Por isso, mesmo que a regata da medalha valha o dobro da pontuação em relação às demais, as brasileiras precisarão torcer por um mau desempenho de suas concorrentes. A prova final está marcada para esta quarta-feira (4), às 3h33min, pelo horário de Brasília.
Demais brasileiros na vela
Além do ouro conquistado na classe 49er FX por Kaena Kunze e Marthine Grael, o Brasil foi representado em mais duas provas nessa terça-feira. Na última regata da classe 470 no masculino, os velejadores Bruno Bethlen e Henrique Haddad terminaram na 15ª colocação. Na classificação geral, eles ficaram na 16ª posição e estão fora da regata da medalha, na qual competem apenas os 10 mais bem colocados.
Outra final disputa nesta terça foi na classe Nacra 17, uma classe mista na qual o Brasil foi representado por Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. Esta foi outra prova em que os brasileiros disputaram sem chance de pódio. A dupla terminou a regata na última colocação.