O sentimento olímpico tomou conta das ruas de Porto Alegre, no início da tarde desta terça-feira (3), com a chegada dos judocas Mayra Aguiar e Daniel Cargnin, medalhistas de bronze em Tóquio. Os dois desembarcaram na Capital e percorreram, em caminhão dos bombeiros, o trajeto até o Paço Municipal e, depois, ao Palácio Piratini, onde foram homenageados pelo prefeito Sebastião Melo e o governador Eduardo Leite.
O desfile dos atletas teve início por volta das 12h10min. Passou pela Avenida Carlos Gomes até a 24 de Outubro, seguiu pela Ramiro Barcelos, Farrapos e chegou ao centro da cidade. No caminhão, a sirene se misturava com músicas como Eye of the Tiger, da banda Survivor, e Peleia, dos gaúchos da Ultramen — um pedido de Mayra ao Fantástico do último domingo, como homenagem à terceira medalha olímpica na carreira.
O movimento gerou pontos de congestionamento por onde passou, mas do lado de fora dos carros ninguém parecia se importar. Pelas calçadas e nas janelas, as pessoas aproveitavam para aplaudir e tirar fotos dos medalhistas, que agradeciam e abanavam de cima do caminhão.
Na chegada ao prédio da prefeitura, a banda marcial da cidade executou um "Parabéns Para Você" em homenagem à Mayra, que completa 30 anos nesta terça. Em cerimônia rápida, receberam do prefeito a chave de Porto Alegre.
— A cidade em mãos seguras — brincou Melo.
Com três pódios olímpicos na carreira, Mayra foi a primeira a falar com as pessoas que se reuniam em frente ao Paço Municipal. Agradeceu o carinho recebido desde o desembarque no Estado.
— Obrigada, Porto Alegre — gritou:
— Felicidade enorme em voltar para casa, obrigado por esta recepção maravilhosa — concluiu.
Estreante nas homenagens públicas, Daniel, 23 anos, foi mais econômico na empolgação. Assim como a colega, agradeceu o apoio.
— A Mayra está mais acostumada do que eu. Só quero agradecer a todo mundo. Acreditem nos seus sonhos — falou.
O encontro com o governador Eduardo Leite foi mais discreto, no pátio interno do Palácio Piratini. Não houve discurso por parte do chefe do executivo estadual. Leite apenas conversou com os judocas, agradeceu ao orgulho que deram para o Rio Grande do Sul e o exemplo positivo para as crianças que os acompanharam pela televisão. Os dois agradeceram.
— O time inteiro colocou o coração, a alma toda na disputa. A gente fica muito emocionado com o carinho — falou Mayra, sempre a primeira. Daniel complementou a companheira de treinos:
— O meu compromisso era mostrar garra e vontade, a medalha não podia prometer. Ainda bem que deu tudo certo — falou o estreante em Olimpíadas.
Depois da conversa, os três posaram para fotos com as medalhas. Ao final, juntaram-se ao trio para fotos a equipe de alunos da Sogipa que acompanhou a carreata durante toda a tarde.