A França derrotou a Argentina na semifinal do torneio de vôlei masculino e irá duelar contra o Comitê Olímpico Russo, que eliminou os brasileiros mais cedo, na grande decisão pela medalha de ouro. Os franceses bateram os argentinos por 3 sets a 0 (parciais de 25/22, 25/19 e 25/22). Será a primeira vez que eles irão brigar pelo lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas.
A França conquistou uma medalha na modalidade pela primeira vez e irá enfrentar os russos a partir das 9h15min de sábado (horário de Brasília). A Argentina duelará contra o Brasil pela medalha de bronze, mais cedo, à 1h30min.
O confronto sul-americano será a reedição da disputa de terceiro lugar das Olimpíadas de Seul, em 1988, quando os argentinos levaram a melhor contra a seleção brasileira.
Os finalistas tiveram em Jean Patry, principal pontuador do jogo com 15 pontos, e em Trévor Clevenot as principais armas para chegaram à final das Olimpíadas.
A partida foi toda da França, ainda que a Argentina tenha assustado em alguns momentos, principalmente no primeiro set e no terceiro set, quando os argentinos esboçaram reações, mas não conseguiram tomar a frente no placar para fechar a parcial.
O set de maior facilidade para os europeus foi o segundo, quando chegaram a abrir seis pontos de diferença e tiveram calma para alcançarem os 25 pontos em um ataque de Ngapeth, um dos melhores atacantes do mundo do vôlei.