O Brasil perdeu para o Comitê Olímpico Russo (ROC) nas semifinais do vôlei masculino e viu o sonho do ouro ruir. Após início quase perfeito, a Seleção sofreu uma virada no terceiro set após estar vencendo por 20 a 12. O jogo terminou em 3 sets a 1 para os russos ( com parciais 25/18, 21/25, 24/26, 23/25) e, assim, o Brasil fica de fora da final, após disputar o ouro em quatro Olimpíadas em sequência.
A Seleção jogará o bronze contra o perdedor do embate entre França e Argentina, marcado para às 9h desta quinta-feira (5).
O Brasil começou o primeiro set com ponto de Wallace após um forte saque do russo Egor Kliuka. Na sequência, Artem Volvich marcou e o placar ficou empatado e foi equilibrado até aos 11 minutos, quando Yoandy enterrou a bola da quadra adversária e o Brasil assumiu, definitivamente, a liderança do jogo. O set terminou aos 28min com 25 a 18 para o Brasil.
O segundo set também começou com um empate. Contudo, a Rússia conseguiu abrir vantagem, chegando à parcial de 9 a 15 aos 16min de jogo. No setpoint para os adversários, o Brasil conseguiu reduzir a diferença de pontos, mas os russos fecharam o set aos 31min com placar de 21 a 25.
Ponto a ponto, o terceiro set também foi acirrado. A liderança foi sendo alternada entre os competidores, até que o Brasil conseguiu abrir três pontos de vantagem aos 8min, com uma parcial de 9 a 6, que foi ampliada. Aos 20min, o set estava 20 a 12 para o Brasil. No entanto, a Rússia buscou o placar e fez uma virada espetacular, ganhando o set por26 a 24.
O set decisivo começou com o Brasil abrindo dois pontos de vantagem. Mas aos 5min, os russos empataram. O set foi disputadíssimo com os dois times se alternando na liderança. O placar estava em 23 a 24 para a Rússia, quando aos 32min adversários marcaram o ponto final com o saque de Egor Kliuka.