A catarinense Bruna Alexandre perdeu a final da classe 10 do tênis de mesa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio na manhã desta segunda-feira (30). Ela sofreu 3 sets a 1 da chinesa naturalizada australiana Yang Qian, com parciais de 13/11, 6/11, 11/7 e 11/9.
Bruna começou bem o primeiro set e chegou a abrir vantagem, mas a australiana mudou a estratégia na devolução e equilibrou as ações. Depois de um set para cada lado, Yang passou a dominar a partida e venceu os dois últimos sets para fechar o jogo.
Yang Qian havia sido medalha de prata, ainda representando a China, nas últimas duas edições olímpicas. Ela também tem um ouro e uma prata na disputa por equipes. A atleta se mudou para a Austrália em 2017 e conseguiu a cidadania.
Bruna se tornou a primeira brasileira a chegar a uma final no tênis de mesa paralímpico. A prata, portanto, é o melhor resultado dela na carreira. Em 2016, ela conseguiu dois bronzes — no individual C10 e no por equipes C6-10.
O bronze ficou com a polonesa Natalia Partyka, que era a atual tetracampeã paralímpica e também participou dos Jogos Olímpicos. Na campanha até a final, Bruna Alexandre passou em primeiro no Grupo B após vencer a australiana Melissa Tapper e Lin Tzu-yu, de Taipei Chinesa. Ela ainda derrotou outra atleta de Taipei, Tien Shiau-wen, na semifinal.