Depois de bater a China na estreia do vôlei sentado masculino, a seleção brasileira não conseguiu superar o Irã na manhã desta segunda-feira (30). Os brasileiros, que são donos de três pódios mundiais, mas ainda não possuem medalha nos Jogos Paralímpicos, perderam por 3 sets a 0, parciais 25/19, 25/23 e 25/22, em uma hora e 15 minutos de jogo.
A equipe enfrentou dificuldades para conter Morteza Mehrzadselak, iraniano de 2m46cm, que comandou as principais ações do Irã no primeiro set. O Brasil chegou a se recuperar no segundo, quando empatou em 15 a 15, mas não conseguiu fechar nenhuma parcial. Com o time iraniano mais confortável no último set, os brasileiros encostaram no placar, mas perderam por 3 sets a 0.
O Brasil volta a quadra nesta terça-feira, 2h (horário de Brasília), contra a Alemanha, em partida válida pela última rodada da primeira fase.
A seleção brasileira tem uma vitória e uma derrota, assim como a China. A vitória contra os alemães, portanto, será necessária para a classificação às semifinais, já que só os dois primeiros de cada chave avançam. No outro grupo estão Bósnia, Egito, Japão e Comitê Paralímpico Russo.