Uma das imagens mais marcantes dessas Olimpíadas poderá ser a de superação da atleta britânica Katarina Johnson-Thompson registrada na manhã desta quarta-feira (4), pelo horário de Brasília. Competidora do heptatlo, prova que busca a mulher mais completa do atletismo mundial, ela se recusou a desistir de completar a parte da corrida de 200m rasos mesmo após sentir uma lesão que quase a tirou dos Jogos de Tóquio.
Katarina sentiu a lesão logo na arrancada da prova e caiu no chão. Ela ficou sentada por alguns instantes, e a equipe médica logo chegou com uma cadeira de rodas para retirá-la da pista e iniciar os primeiros tratamentos. A britânica, no entanto, recusou a ajuda, levantou-se e começou a caminhar para frente, a fim de finalizar a prova.
Ela mal conseguia apoiar a perna direita no chão e chegou a avançar alguns metros pulando em uma perna só. Depois, ela foi capaz de correr, mancando bastante, mas com as duas pernas até a linha de chagada. A cena causou comoção entre as demais atletas, e Katarina foi aplaudida e consolada pelas competidoras.
Em dezembro, a britânica sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles que quase a impediu de competir em Tóquio. Caso a lesão tenha realmente retornado, Katarina deverá ficar de fora das últimas três provas do heptatlo.