Já tem atleta gaúcho em solo japonês. Samuel Albrecht desembarcou na manhã desta sexta-feira (9) em Tóquio, para a disputa das Olimpíadas. O velejador da classe Nacra 17 chegou acompanhado por sua parceira Gabriela Nicolino, e por parte da equipe olímpica da vela brasileira, incluindo as duplas do 49er FX Martina Grael e Kahena Kunze (ouro nos Jogos do Rio 2016), do 29er Marco Grael e Gabriel Borges, e do 470 masculino Henrique Haddad e Bruno Bethlem.
Eles haviam deixado o Brasil 36 horas antes e feito conexão em Zurique, na Suíça, antes de chegarem a Tóquio. Como protocolo, tiveram de esperar cinco horas dentro do aeroporto, em virtude dos procedimentos sanitário impostos pelo Japão aos atletas.
Depois da espera, foram autorizados a irem para a província de Kanagawa, onde fica Enoshima, local da arena onde serão realizadas as disputas da Vela. No sábado (10), Samuel e Gabriela vão se reencontrar com o técnico Paulo Roberto Ribeiro, que chegou antes ao país, dando início aos treinos na raia olímpica.
A disputa da classe Nacra 17 começa no dia 28 de julho, na baía de Enoshima. Esta é a única classe mista da vela olímpica. Samuel irá para a sua terceira Olimpíadas e defende o Veleiros do Sul.