A seleção brasileira espera encontrar um Egito retrancado na partida deste sábado (31), válida pelas quartas de final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos. Para superar a defesa adversária e avançar à semifinal, a ordem é diversificar o repertório de jogadas da equipe, sendo que não estão descartadas mudanças na escalação.
— Sabemos que a fase de grupos foi meio difícil, pois as equipes nos estudaram muito no primeiro jogo. Colocaram linha de cinco, o que dificultou para mim e para o Matheus Cunha. Mas o pessoal do banco tem nos ajudado muito quando entra. Agora é mata-mata e temos de errar o mínimo possível — disse o atacante Richarlison.
Antes do início da competição, o técnico André Jardine havia dito que poderia mudar a escalação ao longo dos jogos para deixar a equipe menos previsível.
— A nossa equipe ainda está em construção. Como tivemos poucos treinamentos, a estratégia foi entrosar ao máximo o time que achamos ideal. Mas acredito que a nossa equipe vai se modificar durante a competição e encontrar outras variantes. Como treinador, tento desfrutar da qualidade e do bom repertório de jogadores que a seleção tem para, durante a competição, surpreender e encontrar estratégias diferentes — declarou o treinador, ainda antes das Olimpíadas.
Caso Jardine opte por mudanças, os atletas Malcom e Reinier despontam como possíveis alternativas, já que os dois atletas vêm sendo bastante assíduos no decorrer dos jogos.
Independentemente da escolha, a ordem é ter paciência caso o gol demore a sair, especialmente diante de um adversário defensivo.
— Com certeza, tem de ficar ligado. Equipes contra o Brasil jogam por uma bola, como nos últimos dois jogos. Vimos as dificuldades de penetrar nas defesas adversárias. É focar nos últimos três jogos, agora que vale tudo mesmo. Se errar, estamos fora. Fizemos um primeiro tempo muito abaixo (contra a Arábia Saudita) e temos de melhorar. Temos de entrar 100% na fase final — exclamou Richarlison.
A provável escalação da seleção tem: Santos; Daniel Alves, Diego Carlos, Nino e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Claudinho (Reinier); Antony (Malcom), Matheus Cunha e Richarlison.
Brasil e Egito se enfrentam neste sábado, às 7h (horário de Brasília).