A seleção brasileira tirou o peso da estreia e bateu a Alemanha pelo placar de 4 a 2 na reedição da final olímpica de 2016, quando o Brasil saiu com a medalha de ouro dentro do Maracanã. A equipe de André Jardine começou de forma avassaladora no Estádio de Yokohama, abrindo 3 a 0 e perdendo um pênalti no final do primeiro tempo. No entanto, tomou um susto no final, com os alemães encostando no placar, mas Paulinho, nos acréscimos, deu números finais ao jogo.
Fora lista inicial das Olimpíadas por não ter sido liberado pelo Everton, Richarlison conseguiu a autorização para ir ao Japão e foi chamado por André Jardine para o lugar do centroavante Pedro, do Flamengo. Com a camisa 10, o atacante foi fundamental para a vitória brasileira nesta quinta, marcando três gols.
— É uma sensação que não tem como explicar, é o meu primeiro hat-trick (três gols na mesma partida), ainda mais com essa camisa. Estou muito feliz, um sonho realizado. Quando pedi a liberação no Everton foi para isso, honrar a camisa. Espero continuar assim. Hoje é uma noite inesquecível, jamais vou esquecer. Agora é comemorar bastante, uma noite importante para nós — disse na saída do campo.
O jogador fez parte da equipe de Tite que jogou a Copa América no Brasil nos últimos meses. Entre uma competição e outra, esteve com a sua família, a quem Richarlison agradeceu pelo apoio de sempre.
— Mandar um grande abraço lá para eles. Infelizmente tive só dois dias para ficar com eles, mas foi o suficiente para recarregar as energias. Estava precisando depois da Copa América, fiquei meio abatido. É felicidade agora, só agradecer ao carinho de todos que torceram pela gente.
O Brasil volta a campo no próximo domingo, às 5h30min (horário de Brasília), também em Yokohama, para enfrentar a Costa do Marfim. As duas equipes têm três pontos, mas a seleção lidera o Grupo D no saldo de gols (2 contra 1).