A quarta-feira (28) foi um dia cheio para os brasileiros da vela nas Olimpíadas. Representado em sete provas neste quinto dia de competição, os brasileiros estão mantendo um desempenho médio em suas respectivas classes até o momento, ficando longe das últimas colocações, mas nem tão perto assim do pódio.
A classe 470, disputada tanto no masculino, quanto no feminino, teve sua estreia nesta quarta. Nas duas primeira baterias, a dupla Henrique Haddad e Bruno Betlhen fecharam na 16ª depois em terceira posição entre os 19 barcos competidores. Na classificação geral, a dupla concluiu o primeiro dia da classe em 10º.
No feminino da 470, também com duas regatas, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan tiveram um desempenho parecido com o dos homens. Elas concluíram as baterias na 16º e sexta posição, fechando o dia em 11º na classificação geral. A classe 470 é disputada em Enoshima e tem 10 regatas no total. Ambas competições devem continuar nesta quinta-feira, dependendo das condições climáticas.
Martine Grael e Kahena Kunzer velejaram em três baterias nesta quarta-feira, pela classe 49er FX. Com a 10ª, sétima e sexta, as brasileiras estão na quinta colocação geral e seguem com chances de medalha. A competição está na metade, com seis provas pela frente.
Na vela finn, competição individual, o brasileiro Jorge Zarif disputou a terceira e a quarta regata, ficando na 16º e nona colocação respectivamente. Na classificação geral, Zarif está na 13ª posição entre os 19 competidores. Assim como a classe 470, a finn tamém é disputada em Enoshima, tem 10 baterias, e deve continuar na quinta-feira.
O Brasil também competiu nesta quarta-feira em três baterias da classe 49er, representado por Marco Grael e Gabriel Borges. Os velejadores brasileiros não tiveram um grande desempenho terminando na 16ª, 12ª e nona colocação, fechando o dia na 12ª colocação geral. A competição, que ocorre em Zushi, também segue nesta quinta (29), com mais duas baterias.
Três regatas também foram disputadas na classe RS:X, em que Patricia Freiras compete pelo Brasil. Ela terminou as provas na nona, sétima e 19ª colocação. Na RS:X, já foram disputadas nove de 12 provas e Patricia está na 10ª colocação geral. A competição deve ser concluída nesta quinta-feira (29).
Outra classe com brasileiros nesta quarta-feira (28) foi a nacra 17, que é mista e se iniciou neste quinto dia de Olimpíada. Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino terminaram as três regatas do dia na 10ª, 14ª e nona colocação, fechando o primeiro dia da classe na 11ª posição entre 20 competidores. No total, estão previstas 12 regatas.