A estreia da judoca Mayra Aguiar nas Olimpíadas de Tóquio não durou mais do que 40 segundos no "sagrado" Budokan, arena que é o templo para artes marciais como o Judô. Foi neste tempo que a gaúcha de 29 anos derrubou, com as costas no chão, a israelense Inbar Lanir (Israel) - atleta que foi campeã europeia sub-23 em 2020 e ficou em sétimo lugar no Mundial da Hungria. Vitória por ippon para a brasileira. A disputa foi na madrugada dessa quinta-feira (29), por volta de 12h30min no Japão. Mayra compete na categoria meio-pesados, até 78kg.
A próxima luta de Mayra é contra a alemã de 25 anos Anna-Maria Wagner, atual campeã mundial de judô. A disputa está marcada para acontecer ainda nesta madrugada de quinta-feira (29. Em sua estreia nos jogos do Japão, a brasileira demonstrou tranquilidade no tatame, apesar de vir de um período de recuperação. Em novembro de 2020, foi operada após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, voltando aos tatames em junho desse ano, no Mundial de Budapeste, na Hungria, onde não foi ao pódio.
Mayra já provou diversas vezes do que é capaz de fazer em competição. Entre as linhas do seu histórico figuram dois ouros em campeonatos mundiais, quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e dois bronzes em Olimpíadas, um dos jogos de Londres 2012 e o outro da Rio 2016.
A porto-alegrense é a única brasileira da história a conseguir duas medalhas olímpicas em esportes individuais. Depois da luta dessa noite, o foco da atleta de 29 anos é buscar a terceira. Se conseguir medalha, poderá entrar em um restrito hall de atletas brasileiros que conquistaram três medalhas olímpicas, como Ricardo, do vôlei de praia, Emanuel, da mesma modalidade, Bruninho, Dante, Rodrigão, Giba e Fofão, do vôlei, César Cielo, da natação, Marcelo Ferreira, da vela, que conquistou três seguidas, Rodrigo Pessoa, do hipismo, e Isaquias Queiroz, da canoagem.
Despedida
Antes de Mayra, estreou no tatame das Olimpíadas de Tóquio o judoca paulista Rafael Buzacarini, na categoria até 100kg. Na luta contra o belga Toma Nikiforov, o brasileiro de 29 anos recebeu uma advertência por falta de combatividade (shido) e foi derrotado por wazari. O golpe foi aplicado faltando apenas 37 segundos para o fim do duelo e dificultou para Buzacarini, que não conseguiu recuperar e está fora dos Jogos.