O sonho da primeira medalha de ouro olímpica da judoca gaúcha Mayra Aguiar não se concretizou nos jogos de Tóquio. Em luta tensa nas quartas de final do judô feminino categoria até 78kg, a porto-alegrense foi derrotada por wazari aplicado pela alemã Anna-Maria Wagner e está fora da briga pela medalha de ouro. A alemã é a atual detentora do título do Mundial de Judô.
A gaúcha foi para cima da alemã e tentou encaixar golpes, que foram interceptados por Anna-Maria, em uma luta equilibrada. Faltando menos de dois minutos para o término da luta no tempo normal, Mayra foi punida com shido, por falta de combatividade. A luta seguiu para o golden score, o ponto de ouro.
Logo no início do golden score, ambas atletas levaram shidos, o que fez com que Mayra fosse forçada tentar a impôr mais ritmo à luta - com três shidos, o atleta é considerado derrotado. Aos 7min47seg, a gaúcha sofreu um wazari e perdeu a chance de brigar pela medalha de ouro.
Mas a atleta da Sogipa, que já tem na conta duas medalhas de bonze em Olimpíadas, uma nos Jogos de Londres 2012 e a outra da Rio 2016, ainda tem chances de conseguir o terceiro lugar nos Jogos do Japão. Ainda na madrugada dessa quinta-feira (29), por volta das 5h20min pelo horário de Brasília, Mayra participa da repescagem, lutando contra a atleta do Comitê Olímpico Russo, Aleksandra Babintseva.