O Brasil ficou de fora do pódio dos 800m do nado livre das Olimpíadas de Tóquio. Guilherme Costa chegou a ter um bom desempenho na final disputada nesta quarta-feira (28), mas perdeu fôlego e terminou em último lugar, com um tempo de 7min53seg31.
— Acho que foi muito importante eu chegar na final na minha primeira olimpíada, no 400m que foi a prova que mais treinei para vim para cá acabei não conseguindo. Eu tenho certeza que tão outros jogos pela frente e eu vou ir melhor. Acho que três anos dá tranquilamente para eu me preparar — disse o atleta em entrevista à equipe de GZH que está em Tóquio.
Costa largou os primeiros 50m batendo em segundo lugar, atrás apenas do italiano Gregorio Paltrinieri, campeão olímpico. Durante a prova, o brasileiro começou a cansar e foi ficando para trás — antes dos 600m, ficou isolado em último lugar.
— Não foi uma prova boa, eu tentei fazer exatamente o que eu fiz na eliminatória principalmente nos 400m que eu fiz muito bem, e a ideia era voltar melhor do que na eliminatória mas realmente não sei o que aconteceu hoje. Senti eu cansar bem desde o início já, tentei ir até o final, mas realmente não encaixou. Antes da prova eu estava me sentindo bem, disposto, estava no clima da final, mas realmente não sei o que aconteceu — afirmou o brasileiro.
Apesar da clara liderança do italiano, o americano Robert Finke guardou fôlego para os últimos 50 metros da partida. Arrancando com velocidade, conseguiu bater os adversários, ganhando o ouro com um tempo total de 7min41seg87. A prata ficou para Gregorio Paltrinieri, que fechou a marca em 7min42seg11. Já o bronze foi aquele que era favorito ao ouro, o ucrianiano Mykhailo Romanchuk.