Um dos favoritos ao ouro ao lado de Gabriel Medina, o surfista brasileiro Ítalo Ferreira fez vários elogios à praia de Tsurigazaki, palco da competição de surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Após o treino desta quinta (22), o atleta potiguar minimizou o tamanho pequeno das ondas japonesas e disse que está preparado para surfar em qualquer condição.
— Acredito que (na competição) as ondas vão ser maiores, já que há previsão de uma tempestade que pode trazer onda e vento. O mar pode estar perfeito ou não, mas acredito que estou preparado para qualquer condição. Tenho equipamentos bons que me dão confiança — declarou.
Ítalo elogiou ainda o espaço para pegar ondas no mar de Tsurigazaki, que diminui o risco de os atletas terem que desviar dos demais surfistas durante as baterias.
— A praia aqui tem bastante espaço. Então, se tiver onda, vai ser muito incrível, porque aí você consegue surfar muitas ondas por bastante tempo, sem se preocupar com os adversários — finalizou.
Já a surfista cearense Silvana Lima disse que todos os atletas brasileiros têm capacidade para desempenhar bem mesmo nas ondas pequenas e ressaltou a importância da escolha de uma boa prancha para o caso de as condições do mar não melhorarem.
— Todos aqui têm potencial para surfar esse tipo de onda. Até o Gabriel Medina, que é grande, conseguiu surfar nessas ondas. Se eu que sou pequena já acho as ondas pequenas, imagina pra quem é maior. Então, temos que escolher a melhor prancha e fazer o possível, com velocidade nas manobras — ponderou.
Já a gaúcha radicada no Havaí, no Estados Unidos, Tatiana Weston-Webb, também elogiou a praia japonesa e demonstrou confiança na previsão de ondas maiores.
— Eu gostei de surfar aqui. As ondas ainda não estão incríveis, mas vai vir um "swell" (conjunto de várias ondas, com intervalos regulares entre elas) e isso vai ser muito bom porque normalmente as ondas aqui são pequenas. Não vejo a hora de se formarem ondas boas — disse.
A competição de surfe nos Jogos Olímpicos, na praia de Tsurigazaki, a 100 quilômetros de Tóquio, terá início no domingo (25). Com a previsão de um tufão no Oceano Pacífico, a expectativa é de que as ondas atinjam de três a cinco metros durante a competição.