O equatoriano Richard Carapaz, de 28 anos, conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio na prova de ciclismo de estrada masculina, deixando o favorito Tadej Pogacar, da Eslovênia, em terceiro lugar no Fuji International Speedway, no sábado (24).
Carapaz é ex-vencedor do Giro d'Italia, tornando-se apenas o segundo equatoriano a ganhar um ouro olímpico, depois de Jefferson Pérez na marcha de 20 quilômetros em Atlanta 1996.
— É um momento incrível para mim. Você sempre tem que acreditar. Eu trabalhei muito para estar aqui e é um grande momento — disse à imprensa.
Com este ouro, o equatoriano pôde até mesmo aproveitar as curvas finais enquanto a batalha pela prata ocorria atrás dele. Carapaz cruzou a linha de chegada com um minuto e sete segundos de distância.
Prova feminina
A austríaca Anna Kiesenhofer conquistou a medalha de ouro no ciclismo de estrada neste domingo (25), no Monte Fuji, superando as grandes favoritas da prova.
A holandesa Annemiek van Vleuten, que era apontada com principal candidata ao título, ficou com a prata, terminando um minuto e 15 segundos atrás de Kiesenhofer. Já o bronze foi para a italiana Elisa Longo Borghini.