Tricampeã olímpica e favorita à medalha de ouro em Tóquio, a seleção de basquete dos Estados Unidos começou a competição com derrota no Grupo A da competição. Com aproveitamento baixíssimo nos arremessos de quadra, os americanos foram batidos por 83 a 76 pela forte seleção francesa, que já havia eliminado os rivais da primeira rodada na última edição do campeonato mundial.
Além da falta de pontaria dos americanos, chamou atenção a atuação de gala do armador Evan Fournier (atleta do Boston Celtics), cestinha da partida com 28 pontos e responsável pela bola de três pontos que praticamente definiu a vitória francesa. Americanos e franceses volta à quadra na quinta-feira (29). Os Estados Unidos enfrentam o Irã à 1h40min, e a França joga contra a República Tcheca às 5h20min.
Outro grande destaque da primeira rodada foi a atuação de Luka Doncic, da Eslovênia, país que faz sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos. Aos 22 anos, Doncic (atleta do Dallas Mavericks) é um dos grandes nomes do basquete mundial na atualidade e conduziu sua equipe a uma vitória expressiva, de 118 a 100, contra a Argentina, atual vice-campeã do mundo na modalidade.
O jovem armador do leste europeu fez uma atuação histórica anotando 11 rebotes, 5 assistências e 48 pontos, segunda maior pontuação individual da história dos Jogos. A maior pontuação é do brasileiro Oscar Schmidt, 55 pontos contra a Espanha, em 1988, em Seul.
Itália e Alemanha fizeram um confronto muito equilibrado com vitória dos italianos, por 92 a 82. Nas outras partidas, os favoritos confirmaram com vitórias tranquilas — a Austrália venceu a Nigéria por 84 a 67, e a Espanha derrotou o time japonês por 88 a 77.
A Seitama Super Arena, onde ocorre a competição do basquete, está reservada para as mulheres no próximo dia de competição. A grande favorita entre as mulheres também são os Estados Unidos, que buscam o sétimo ouro consecutivo. A partida das americanas capitaneadas pelas experientes Diana Taurasi e Sue Bird será 1h40min, contra a Nigéria.
A primeira rodada do feminino já foi iniciada com vitórias da Espanha sobre a Coreia do Sul (73 a 69) e da Sérvia contra o Canadá (72 a 68).
No basquete, são 12 equipes divididas em três grupos. Avançam para as quartas de finais do torneio os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros lugares. O Brasil não conquistou vaga nem no masculino, nem no feminino.