A organização dos Jogos Olímpicos surpreendeu e anunciou a antecipação das finais do surfe de quarta (28) para terça. Em entrevista exclusiva a GZH, o diretor-técnico da competição, o americano Erik Krammer, explicou que a decisão foi tomada para que a final ocorra o mar na melhor condição possível.
— A previsão do tempo aponta que amanhã (terça) será o melhor dia. Teremos ondas de 1,5m a 2m. Além disso, o vento será terral (da terra para o mar), o que é bom para as ondas. Teremos o mesmo tamanho de hoje (segunda), mas com condições mais limpas. A nossa ideia é terminar a competição com as melhores condições possíveis para termos um surfe de alto nível. E acho que isso vai acontecer — disse Krammer.
Com isso, o Brasil passa a ter chances reais de conquistar nesta terça a sua primeira medalha de ouro. No masculino, os favoritos são o paulista Gabriel Medina e o potiguar Ítalo Ferreira. Já no feminino, a representante brasileira é a cereanse Silvana Lima. A gaúcha Tatiana Weston-Webb acabou sendo eliminada nas oitavas de final, nesta segunda.
Pelo horário de Brasília, as quartas de final terão início ainda nesta segunda, às 19h. Gabriel Medina entrará na água às 19h35min, contra o francês Michel Bourez. Já às 8h10min, Ítalo Ferreira enfrentará o japonês Hiroto Ohhara. No feminino, Silvana Lima disputará a sua bateria com a norte-americana Carissa Moore às 22h35min.
A previsão é que as semifinais masculinas tenham início às 23h45min, enquanto as semifinais femininas devem começar à 1h desta terça. As disputas de bronze estão marcadas para entre 2h e 3h. Já a final masculina ocorrerá às 3h45min, enquanto a final feminina será às 4h30min, na madrugada brasileira.