As primeiras provas individuais das Olimpíadas de Tóquio foram disputadas no remo, com as baterias ocorrendo no fim da noite de quinta-feira (23), no horário brasileiro. O país conta com somente um representante na modalidade. O carioca Lucas Verthein, atleta do Botafogo, terminou em terceiro lugar na sua regata na categoria skiif simples. Com o resultado, ele se classificou para as quartas de final.
Skiff simples
O norueguês Kjetil Borch, favorito à medalha de ouro, confirmou as expectativas e fez o melhor tempo do dia, fechando a prova em 6:54.46. Ele disputou a mesma bateria que Verthein, que chegou 11 segundos atrás do europeu. O remador brasileiro fez a décima marca do dia. Já no feminino, o melhor tempo ficou com a neozelandesa Emma Twigg. A próxima etapa ocorre no domingo (26), à partir das 21h, horário do Brasil. No fim da noite de sexta-feira (23), serão disputadas as provas de repescagem.
Skiff duplo
O principal destaque das provas de skiff duplo foram as duplas holandesas. No masculino, Melvin Twellaar e Stef Broenink foram os mais rápidos do dia. No feminino, as holandesas Roos de Jong e Scheenaard venceram a terceira regata e ficaram com a segunda marca do dia, atrás apenas das romenas Ancuta Bodnar e Simona Radis, que venceram a segunda bateria com um tempo 11 centésimos mais rápido que o do time da Holanda. A repescagem está programada para sábado. As semifinais serão no domingo.
Skiff quádruplo
Nos quartetos masculinos, Holanda, Austrália, Polônia e Itália foram as equipes mais rápidas do dia, garantindo um lugar na final. Os poloneses foram os donos da melhor marca. No feminino, Alemanha, Holanda, China e Polônia garantiram um lugar na bateria que vale medalha. As chineses fecharam o dia com o menor tempo. A repescagem será disputada no sábado, e a final, na segunda-feira.