O boxe brasileiro perdeu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta segunda-feira (26), após a derrota da peso pena (até 57 quilos) Jucielen Romeu para a britânica Karriss Artingstall, em decisão unânime dos jurados (5 a 0): quatro deram 30 a 27 e um, 29 a 28. A brasileira disputou suas primeiras Olimpíadas.
— Chegar aos Jogos Olímpicos requer muito esforço, treinamento e dedicação. Isso eu tenho de sobra, mas, infelizmente, não deu para completar o sonho. Foi só a metade — disse Jucielen após o combate.
Valente, Jucielen tentou o ataque desde o início, mas encontrou uma rival muito técnica, canhota e com precisão nos golpes. Com menos envergadura, a brasileira não encontrou a distância correta para atacar e recebeu contragolpes poderosos.
O segundo assalto começou bastante violento, com Jucielen tentando a luta no corpo a corpo, mas Artingstall apresentou ótimo jogo de pernas para acertar belo contra-ataque e desestabilizar a brasileira, a ponto do arbitro quase abrir contagem.
Jucielen foi para cima, conseguiu acertar a adversária e ter uma troca intensa de socos, a ponto de ser apontada vencedora do round para um dos jurados. No assalto final, a brasileira esteve aparentemente cansada, enquanto a britânica soube se movimentar pelo lados, evitar o confronto e garantir a vitória com tranquilidade.
O Brasil soma uma vitória conquistada pelo peso leve (até 63 quilos) Wanderson de Oliveira, que volta a lutar no sábado, pelas oitavas de final, diante de Dzmitry Asanov, de Belarus. O próximo brasileiro em ação será o peso pesado (até 91 quilos) Abner Teixeira, que vai ter pela frente, nesta terça-feira às 6h18min, o britânico Cheavon Clake.