A seleção brasileira masculina de vôlei embarcou nesta segunda-feira (12) para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A equipe comandada por Renan Dal Zotto encerrou o período de treinamento com trabalhos técnico e físico já em São Paulo, onde será o embarque oficial. Atual campeão, o Brasil busca o quarto ouro na história da competição e o sétimo pódio em 15 participações.
— Foi muito bom trabalhar com o grupo completo na última semana em Saquarema. Acompanhar os jogadores presencialmente e ter esse contato pessoal foi muito especial. Estamos em um bom momento e viajamos confiantes. Vamos para aclimatação, temos mais alguns dias para trabalhar forte e chegar no nosso melhor nível para a partida de estreia nos Jogos de Tóquio — destacou Renan, que foi liberado para viajar após completar a recuperação da covid-19.
Dos 12 convocados, sete estiveram na conquista do ouro nos Jogos Rio-2016: Lucarelli, Douglas Souza, Maurício Borges, Maurício Souza, além de Bruninho, Wallace e Lucão que foram prata em Londres-2012.
Capitão da equipe, o levantador Bruninho também foi vice-campeão olímpico em Pequim-2008 e dessa forma disputará sua quarta Olimpíada.
— Chegou a hora do embarque e, sem dúvida, a partir de agora passamos a sentir ainda mais o clima dos Jogos. Tivemos uma semana muito proveitosa em Saquarema, onde buscamos ajustar o máximo possível tudo o que era necessário, e agora é foco total e exclusivo em tudo o que vamos viver daqui para frente. Representar o país é sempre uma responsabilidade, emoção e uma honra muito grandes e nós estamos preparados para isso —comentou o jogador de 35 anos que em Tóquio poderá igualar a marca da cubana Ana Fernández, única atleta entre mulheres e homens a ganhar quatro medalhas olímpicas no vôlei.
Nos Jogos Olímpicos, o Brasil está no Grupo B, que ainda conta com Estados Unidos, Rússia, Argentina, França e Tunísia. Os brasileiros irão estrear no dia 24 de julho, às 11h05 da manhã no horário japonês, 23h05 (de Brasília) ainda do dia 23 contra os tunisianos.
Confira a seleção brasileira em Tóquio:
Levantadores: Bruninho (Azimut Modena Volley-ITA) e Fernando Cachopa (Sada Cruzeiro-MG)
Opostos: Wallace (Sada Cruzeiro-MG) e Alan (Kuzbass Kemerovo-RUS)
Ponteiros: Yoandy Leal (Azimut Modena Volley-ITA), Lucarelli (Lube Civitanova-ITA), Douglas Souza (EMS Taubaté Funvic-SP) e Maurício Borges (EMS Taubaté Funvic-SP)
Centrais: Lucão (Vôlei Renata-SP), Maurício Souza (Minas Tênis Clube-MG) e Isac (Sada Cruzeiro-MG)
Líbero: Thales (EMS Taubaté Funvic-SP)
Veja os jogos do Brasil em Tóquio:
23/07 - 23h05 - Tunísia
26/07 - 9h45 - Argentina
28/07 - 9h45 - Rússia
29/07 - 23h05 -EUA
31/07 - 23h05 - França