A seleção brasileira feminina de vôlei embarca nesta segunda-feira (12) para Tóquio, no Japão. A equipes comandada por José Roberto Guimarães encerrou o período de treinamento com trabalhos técnico e físico já em São Paulo, onde será o embarque oficial. O Brasil busca o terceiro ouro na competição e o quinto pódio em 11 participações.
— Foi uma semana de trabalho muito proveitosa para melhorarmos alguns detalhes como nosso saque e a relação de bloqueio e defesa. Ganhamos um lastro físico, além de termos trabalhado com bastante volume nos treinamentos. Agora é chegar bem em Tóquio, começarmos nossa aclimatação e fazermos os últimos ajustes até a estreia contra Coréia do Sul— explicou o treinador campeão olímpico com a seleção masculina em 1992 e a feminina em 2008-12.
Das 12 convocadas, três estiveram nos Jogos Rio-2016: as ponteiras Gabi, Fernanda Garay e Natália, sendo que as duas últimas foram campeãs olímpicas em Londres-2012, assim como a oposta Tandara. As demais farão sua estreia nos Jogos Olímpicos.
— Essa última semana de trabalho foi muito importante. Aproveitamos para acertar os últimos detalhes com o grupo completo com as 12 jogadoras que vão estar em Tóquio. Chegou o momento tão esperado, foi mais de um ano de espera então estamos todas ansiosas para chegar no Japão na melhor forma possível. Não vemos a hora de estrear nos Jogos — afirmou a capitã Natália.
Em Tóquio, o Brasil está no Grupo A, que ainda conta com Japão, Sérvia, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. As brasileiros irão estrear no dia 25 de julho, às 9h45 (de Brasília) contra as sul-coreanas.
Confira a seleção brasileira em Tóquio:
Levantadoras: Macris (Minas Tênis Clube-MG) e Roberta (Osasco Vôlei/Audax-SP)
Oposta: Tandara (Osasco Vôlei/Audax-SP)
Ponteira/oposta: Rosamaria ( L'AGIL Volley Novara-ITA)
Ponteiras: Natália (Dinamo Moscou-RUS), Fernanda Garay (sem clube), Gabi (VakıfBank Istanbul-TUR) e Ana Cristina (Fenerbahçe Opet-TUR )
Centrais: Carol Gattaz (Minas Tênis Clube-MG), Carol (Praia Clube-MG) e Bia (Savino del Bene Pallavolo Scandicci-ITA)
Líbero: Camila Brait (Osasco Vôlei-SP)
* Garay não disputará a próxima temporada
Veja os jogos do Brasil em Tóquio:
25/07 - 9h45 - Coreia do Sul
27/07 - 7h40 - República Dominicana
29/07 - 7h40 -Japão
31/07 - 4h25 - Sérvia
02/08 - 9h45 - Quênia