O Brasil confirmou o favoritismo e começou bem a disputa do Campeonato Pan-Americano de Judô, em Guadalajara, no México. Nesta quinta-feira (15), os judocas brasileiros disputaram cinco finais e garantiram três medalhas de ouro.
A primeira medalha de ouro veio com Larissa Pimenta na categoria meio-leve (até 52 kg) feminina. Número 11 do mundo, a atleta do Pinheiros-SP venceu a equatoriana Aracely Barrionuevo, nas quartas de final e a norte-americana Katelyn Jarrel, na semifinal.
Na final, a adversária foi a experiente norte-americana Angelica Delgado, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015. Depois de ficar em desvantagem por sofrer duas punições, Larissa conseguiu um ippon aos 2min14seg de luta e garantiu o lugar mais alto do pódio, que ainda teve Jarrell e a panamenha Kristine Jiménez.
Logo depois foi a vez do meio-leve masculino (até 66 kg) Willian Lima se sagrar campeão. Número 30 do mundo, o judoca Pinheiros-SP precisou derrotar o norte-americano Ari Berline e o dominicano Wander Mateo para chegar à final contra o cubano Orlando Polanco, 35º. Em um combate equilibrado, o brasileiro conseguiu um ippon a 25 segundos do final. O pódio ainda teve as presenças do peruano Juan Postigos e de Wander Mateo.
O terceiro ouro veio na última disputa da noite, o meio-médio feminino (até 63 kg), que teve duas atletas da Sogipa. Na rodada inicial, Ketleyn Quadros derrotou a mexicana Sofia Arévalo e Aléxia Castilhos bateu a equatoriana Estefanía García.
Classificadas às semifinais, as duas judocas que disputam uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio protagonizaram um confronto equilibrado e tenso em seu final. Nos quatro minutos regulamentares, Aléxia foi levemente superior e forçou duas punições de Ketleyn. Porém, sem pontuação, a definição passou para o golden score.
Logo no começo do tempo extra, a brasiliense forçou uma segunda punição para a gaúcha e deixou tudo igual até 1min59seg, momento em que a arbitragem parou a luta e deu um terceiro shido para Ketleyn Quadros, o que significava a vitória de Aléxia Castilhos. Inconformada, a medalhista de bronze nos Jogos de Pequim-2008 se recusou a cumprimentar a companheira de equipe até que a arbitragem de vídeo revisasse a penalização, que acabou sendo repassada para Alexia.
A vitória na semifinal ampliou ainda mais a vantagem de Quadros sobre Castilhos na disputa pela vaga olímpica brasileira na categoria. Depois, a judoca de 33 anos venceu a mexicana Prisca Awati Alcaraz e ficou com o ouro, enquanto Alexia perdeu para a norte-americana Alisha Galles, por waza-ari, na disputa de uma das medalhas de bronze. A equatoriana Estefanía García fechou o pódio.
Gabriela Chibana (Pinheiros) chegou à decisão do peso ligeiro (até 48 kg), mas acabou sendo derrotadaa pela chilena Mary Dee Vargas Ley, após 7min29seg de combate definido nas punições (3 a 1), já dentro do golden score.
Outra brasileira na categoria, a sogipana Nathália Brígida perdeu para a chilena Vargas Ley, na semifinal, e se recuperou na disputa do bronze contra a guatemalteca Jacqueline Solis. A equatoriana Luz Peña também levou uma medalha de bronze.
No ligeiro masculino (até 60 kg), Renan Torres (Sesi-SP) perdeu para o equatoriano Lénin Preciado na semifinal e para o mexicano Moisés Rosado, na disputa do bronze. O título ficou com Preciado, que na decisão venceu o compatriota Steven Morocho. O peruano Dilmer Calle completou o pódio.
Duas brasileiras subiram no pódio na categoria leve (até 57 kg) feminina. Ketelyn Nascimento (Pinheiros) e Jéssica Pereira (Instituto Reação-RJ) ficaram com medalhas de prata e bronze, respectivamente, após se enfrentarem em uma das semifinais. A cubana Arnaes Odelín García ficou com o ouro e a canadense Kelly Deguchi com o outro bronze em disputa.
Das sete categorias em disputa nesta quinta, apenas o peso leve masculino (até 73 kg) não teve a presença de aletas do país. Desta forma, o caminho ficou livre para o cubano Magdiel Estrada, 31º do ranking mundial levar a medalha de ouro, depois de vitórias sobre o mexicano Eduardo Araujo, na semifinal, e o peruano Alonso Wong, por waza-ari, na decisão. O pódio ainda teve o mexicano Gilberto Cardoso e o costa-riquenho Julían Sancho.
Confira os pódios do dia:
Ligeiro masculino (até 60 kg)
Ouro - Lénin Preciado (EQU)
Prata - Steven Morocho (EQU)
Bronze - Moisés Rosado (MEX) & Dilmer Calle (PER)
Ligeiro feminino (até 48 kg)
Ouro - Mary Dee vargas Ley (CHI)
Prata - Gabriela Chibana (BRA)
Bronze - Luz Peña (EQU) & NAthália Brígida (BRA)
Meio-leve feminino (até 52 kg)
Ouro - Larissa Pimenta (BRA)
Prata - AngelicaDelgado (EUA)
Bronze - Kristine Jiménez (PAN) & Katelyn JArrell (EUA)
Meio-leve masculino (até 66 kg)
Ouro - Willian Lima (BRA)
Prata 0 Orlando Polanco (CUB)
Bronze - Wander Mateo (DOM) & Juan Postigos (PER)
Leve masculino (até 73 kg)
Ouro - Magdiel Estrada (CUB)
Prata - Alonso Wong (PER)
Bronze - Julián Sancho (CRC) & Gilberto Cardoso (MEX)
Leve feminino (até 57kg)
Ouro - Arnaes Odelín García (CUB)
Prata - Ketekyn Nascimento (BRA)
Bronze - Kelly Deguchi (CAN) & Jéssica Pereira (BRA)
Meio-médio feminino (até 63 kg)
Puro - Ketleyn Quadros (BRA)
Prata - Prisca Awiti Alcaraz (MEX)
Bronze - Alisha Galles (EUA) e Estefanía García (EQU)