Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, previstos para julho de 2021, acontecerão "independentemente do que aconteça" com a pandemia do coronavírus. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (2), o presidente do Comitê Organizador, Yoshiro Mori, garantiu a realização do megaevento em uma tentativa de acabar com as dúvidas e especulações sobre cancelamento.
— Com certeza vamos seguir adiante, independentemente da evolução da pandemia — afirmou Mori. — Devemos ir além da discussão sobre se vamos organizar ou não. Trata-se de como vamos fazer. Vamos pensar em um novo tipo de Olimpíada para esta ocasião — acrescentou.
Os organizadores e altos funcionários do governo insistem que os Jogos Olímpicos podem acontecer, apesar do aumento de casos de covid-19 no mundo, incluindo no Japão.
O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, deve anunciar nas próximas horas a prorrogação por um mês, até 7 de março, do estado de emergência em Tóquio e outras regiões do país devido à pandemia.
O endurecimento das restrições para entrar no Japão forçou o adiamento do primeiro evento do ano vinculado aos Jogos Olímpicos. Programado para acontecer entre 4 e 7 de março em Tóquio, o pré-olímpico de nado sincronizado, que reuniria atletas de 10 países, acontecerá de 1° a 4 de maio no Centro Aquático da capital japonesa.