O Brasil levou a melhor e ficou com o título do Campeãs da Areia, desafio de vôlei de praia realizado neste domingo (31), no Rio de Janeiro. A competição reuniu as duas duplas brasileiras classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Ágatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca e duas estrangeiras, as canadenses Heather Bansley e Brandie Wilkerson e as alemãs Margareta Kozuch, ex-jogadora da seleção de quadra, e Laura Ludwig, medalha de ouro nos Jogos Rio 2016.
A competição teve a disputa de três partidas de apenas um set de 15 pontos, sem a necessidade da diferença mínima de dois, sendo que os confrontos de duplas valiam um ponto para a classificação geral e o de quartetos dois, sendo ainda o critério de desempate em caso de igualdade.
Os jogos foram disputados na quadra montada no Forte São João, na Urca, de frente para o Cristo Redentor e para o Pão de Açúcar. O belo cenário entusiasmou as visitantes, que venceram os dois primeiros confrontos. Na abertura, Bansley/Wilkerson marcaram 15 a 10 sobre Ana Patrícia/Rebecca. Já na segunda partida, Ludwig/Kozuch superaram Ágatha/Duda por 15 a 13.
Com a vantagem das estrangeiras, as brasileiras precisavam vencer a partida final para garantir o título. E depois de um começo de predomínio das convidadas, que chegaram a ter 7 a 3, as donas da casa reagiram e empataram em 7 a 7. O jogo seguiu igualado até 12 a 12, quando um bloqueio de Kozuch colocou as estrangeiras com dois de frente (14 a 12). O quarteto do Brasil reagiu e aproveitou os erros das rivais para garantir a virada em 15 a 14 e o título do evento.
— A gente estava muito empolgada para este evento, principalmente para disputar o quarteto, onde formamos um time. Começamos atrás e fomos buscando pontinho a pontinho. No final de tudo, apesar dos resultados nos confrontos de dupla, acabamos dando a vitória para o Brasil. Foi muito divertido, mas tem toda a parte séria, podendo estar diante de duplas de altíssimo nível, que certamente estarão em nosso caminho no Circuito Mundial ou nos Jogos Olímpicos — avaliou Ágatha, medalha de prata nos Jogos Rio 2016.
André e George seguem na liderança do ranking do Circuito Brasileiro
Em Saquarema, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), André e George (ES/PB) conquistaram o título da sexta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2020-21. Na decisão, eles derrotaram Guto/Arthur Mariano (RJ/MS) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/14) e com os 400 pontos conquistados pelo título chegaram a 2.160 e se mantiveram na liderança da temporada.
— Esses resultados é o que estamos buscando. Manter-se no topo é muito mais difícil do que chegar lá, e o nós trabalhamos com foco em continuar entre os melhores. Temos o objetivo de conquistar o Circuito Brasileiro mais uma vez, sermos bicampeões, e o segredo é manter a constância. Nós treinamos com essa pressão de estarmos na frente, de usarmos a camisa dourada (de líder do ranking), buscar o campeonato. Nós estamos sabendo lidar bem com essas condições, o Ernesto (Vogado, técnico da dupla) cobra isso também. Ele cobra seriedade e atenção — disse André, que chegou a 11 títulos de Open na carreira.
Na disputa pela terceira colocação, Renato e Adrielson (PB/PR) superaram Oscar/Thiago (RJ/SC) por 2 sets a 1 (16/21, 21/13 e 15/10) e repetiram o resultado da etapa de abertura do circuito.