Robert Scheidt conquistou neste sábado (12), a medalha de bronze, na classe Laser, do 3º Grande Prêmio de Portugal de vela, disputado em Villamoura. Com o oitavo e um quarto lugares nas regatas finais, o bicampeão olímpico garantiu a terceira posição na classificação geral, com 43 pontos perdidos. A medalha de ouro ficou com o francês Jean Baptiste Bernaz, que encerrou as oito regatas com 22 pontos perdidos. O norueguês Hermann Tomasgaard, com 33, levou a prata.
Dono de cinco medalhas olímpicas, duas delas de ouro (Atlanta-1996 e Atenas-2004), Scheidt disputou a competição em Portugal como uma etapa de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021. No Japão, ele se tornará o recordista nacional com sete participações no evento.
O campeonato em Vilamoura foi o segundo do velejador de 47 anos desde o início da pandemia de covid-19. Em setembro, ele conquistou o vice-campeonato italiano da classe Laser, em Follonica, na região da Toscana.
As atuais campeãs olímpicas da classe 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze terminaram o GP de Portugal na quinta posição. Depois de um começo difícil, onde oscilaram bastante, as brasileiras ganharam três das últimas quatro regatas e finalizaram com 71 pontos perdidos.
Vencedoras de cinco das 12 provas, as espanholas Támara Echegoyen e Paula Barceló conquistaram o título. No final, com 30 pontos perdidos, eles ficaram 28 à frente das dinamarquesas Ida Marie Baad Nielsen e Marie Thusgaard Olsen, e 30 das argentinas Victoria Travascio e Sol Branz.