Assim como os times de futebol, Sogipa e Grêmio Náutico União também aguardam definições por parte do governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre para seguirem ou não com suas atividades.
Os dois clubes, que têm funcionamento social muito forte, contam com profissionais em diversas modalidades, como atletismo, judô, ginástica e natação. Os profissionais destes esportes têm participações em competições internacionais e muitos deles estão na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
E é por essa razão, que as duas entidades buscam das autoridades municipal e estadual um mesmo reconhecimento em relação ao que for direcionado para Grêmio, Inter e São José, após a região de Porto Alegre ser colocada em regime de bandeira vermelha nos protocolos de distanciamento social elaborado pelo governo estadual.
Nesta segunda-feira (22), os dois tradicionais clubes mantiveram suas portas abertas para a prática de atividades físicas, inclusive para associados, exatamente como vem ocorrendo nas últimas semanas, já que as regras da bandeira vermelha passarão a ter validade a partir desta terça-feira (23).
Procurados pela reportagem de GaúchaZH, os presidentes de Sogipa e União se manifestaram. O sentimento dos clubes, neste momento, diante da possibilidade de novo fechamento dos seus portões, é o de que "estão sendo punidos pela irresponsabilidade alheia", comenta Carlos Wüppel, presidente da Sogipa:
— Nossa expectativa, no caso de novo fechamento dos clubes, é poder manter os atletas profissionais em treinamento, respeitando o protocolo de cuidados já instalado. Aliás, esta é uma oportunidade de dizer que a vedação de funcionamento dos clubes sociais e esportivos é uma violência inominável contra um segmento que adota minucioso e competente controle de defesa contra o contágio do coronavírus. Além disso, os clubes possuem um papel muito importante no aspecto de saúde física e mental das pessoas, principalmente no atual cenário. Reivindicamos maior sensibilidade das autoridades no sentido de identificar os segmentos e comportamentos que mais contribuem para a disseminação da doença e procederem as intervenções necessárias para sua correção.
— O Grêmio Náutico União, que tem o esporte em seu DNA, segue acompanhando os novos fatos relacionados à pandemia, fazendo sua parte na prevenção, ao estabelecer rígidos protocolos de higienização para seus atletas, e confiante do reconhecimento pelos órgãos responsáveis da importância da prática esportiva na promoção da saúde, algo fundamental em um momento como este que estamos enfrentando — afirmou o mandatário do União, José Naja Neme da Silva.