Promessa da França para a Olimpíada de Tóquio, a alpinista Luce Douady, de 16 anos, morreu ao escorregar e cair em uma fenda de 150 metros enquanto praticava alpinismo em uma área próxima à casa dela, no sudeste da França, conforme divulgado pelo jornal inglês The Guardian.
Atual campeã mundial na categoria boulder, modalidade de escalada em rocha, praticada sem o uso de equipamentos de segurança convencionais, como cordas e mosquetões, Luce era apontada como possibilidade de medalha para os franceses na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos.
No ano passado, ainda com apenas 15 anos, a jovem conseguiu ficar em quinto lugar na Copa do Mundo de Alpinismo, na cidade de Vail, no estado norte-americano de Colorado, competindo contra adultos.
Sua morte lamentada pela Federação Francesa de Alpinismo de Montanha e pela Federação Internacional de Alpinismo.
"É com imensa tristeza que a comunidade de alpinismo ficou sabendo da morte de uma das suas. A Luce era um jovem e promissora atleta da equipe de alpinismo da França. Com apenas 16 anos, ela tinha todo o futuro à frente. Ela era apaixonada por todas as facetas do alpinismo, sendo capaz de feitos incríveis. A Federação está em luto. Temos a família dela em mente e estamos à disposição deles", lamentou em nota a Federação Francesa de Alpinismo de Montanha.