A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta terça-feira (17) que a Seletiva Olímpica Brasileira de Natação, que definirá a equipe que participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi adiada para junho. Anteriormente, a competição estava prevista para abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
Segundo a CBDA, a decisão foi tomada em comum acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) por causa das dificuldades enfrentadas pelos atletas para treinamentos em virtude da pandemia do coronavírus.
Confira a nota da CBDA:
Diante da decisão do Comitê Olímpico Internacional em manter as datas previstas para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio e ciente das dificuldades e situações enfrentadas pelos atletas com seus respectivos locais de preparação, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos decidiu, em comum acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, em adiar a Seletiva Olímpica Brasileira de Natação.
A CBDA está inteiramente comprometida em zelar pela saúde de atletas, treinadores e toda comunidade aquática, não os colocando em risco de exposição ao novo coronavírus. Por isso, visando a preparação adequada de cada nadador e a apuração da melhor Seleção para as Olimpíadas, a competição que definirá o time brasileiro será realizada de 22 a 27 de junho. A seletiva estava marcada anteriormente para os dias 20 a 25 de abril.
A CBDA se solidariza a todos os afetados por esta crise sem precedentes e está atenta a todas as orientações dos órgãos reguladores sobre os avanços da COVID-19.