A pressão de atletas e de comitês olímpicos nacionais surtiu efeito: a Olimpíada de Tóquio 2020 foi adiada para 2021. Desta forma, o evento que estava programado para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano, será realizado somente no próximo ano. Assim, em 124 anos de Jogos Olímpicos da Era Moderna, esta será a primeira vez na história que a competição será adiada para o ano seguinte. Em três ocasiões ela não ocorreu: 1916, 1940 e 1944, todas durante as duas grandes guerras mundiais.
Em duas oportunidades, o evento chegou a ser adiado, mas para algumas semanas depois. Em 1912, a Olimpíada de Estocolmo estava marcada para junho, mas acabou ocorrendo apenas em julho. Já em 1940, antes de ser cancelada devido à Segunda Guerra, a Olimpíada foi transferida de julho para setembro.
A primeira vez em que os Jogos foram cancelados foi em 1916, quando ocorreriam em Berlim. Dois anos antes, porém, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, na Bósnia, mudou o curso da humanidade. A morte do príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial.
Pouco tempo antes do atentado contra ele e sua mulher, Sofia, a organização dos Jogos de Berlim havia dado início aos rituais olímpicos prévios à realização do evento. Mesmo com o início da guerra, as autoridades alemãs, confiando na resolução rápida dos conflitos, mantiveram o cronograma de planejamento do evento, até que os conflitos ganharam a Frente Ocidental.
Com o fim da guerra, em 1918, a Alemanha perdeu o direito de sediar a primeira Olimpíada em tempos de paz, que foi realizada na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Também como parte da punição, os alemães foram afastados do programa olímpico até 1925.
Berlim só ganharia o direito em 1936, evento utilizado pelo governo alemão como plataforma da propaganda nazista para o mundo. A essa altura, o Deutsches Stadion, construído duas décadas antes, já havia sido fechado e dado lugar ao recém-inaugurado Estádio Olímpico de Berlim.
As duas outras Olimpíadas canceladas foram justamente as que aconteceram após Berlim-1936. Tóquio receberia a competição em 1940, enquanto Londres seria a sede em 1944. Entretanto, as duas cidades foram severamente bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. Nem as Copas do Mundo de futebol de 1942 e 1946 ocorreram.
Para os japoneses, a edição de 1940 era decisiva para o seu estabelecimento como a principal potência asiática. A China era grande rival. A Olimpíada também coincidiria com o 2.600º aniversário do estabelecimento do Império Japonês pelo Imperador Jimmu.
Os esforços da guerra contra os chineses, contudo, fizeram com que o Japão optasse, em julho de 1938, por desistir dos Jogos. A partir da desistência japonesa, o Comitê Olímpico Internacional transferiu o evento para Helsinque, que havia sido a segunda sede mais votada depois de Tóquio. Mas, com o início da Segunda Guerra, o COI decretou o cancelamento dos Jogos de 1940 e, posteriormente, dos de 1944.
Tóquio ganhou nova chance de sediar a Olimpíada em 1964, enquanto Londres sediou as de 1948 e 2012.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus