Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados. Quem afirma é o canadense Dick Pound, 78 anos, que é o membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em entrevista ao jornal USA Today, o advogado garante que esta decisão será ser anunciada em breve.
— Com base nas informações do COI, o adiamento já foi decidido. Os parâmetros daqui para a frente ainda não foram definidos, mas, pelo que sei, os Jogos não começarão em julho. Adiaremos e depois começaremos a lidar com todas as consequências da alteração da data – que são imensas. Tudo será feito por etapas — afirmou o primeiro presidente (1999 - 2007) da Agência Mundial Antidoping (Wada).
As afirmações do canadense surgem depois da reunião realizada pelo COI, no domingo (22), quando a entidade anunciou que considera esta possibilidade ante a pressão de atletas e entidades esportivas, como os Comitês Olímpicos do Brasil, Espanha e Noruega, além de federações nacionais. Nesta segunda, o Comitê Olímpico do Canadá, que já foi presidido por Pound, afirmou que não enviará seus atletas para os Jogos, caso eles aconteçam na data programada em virtude da pandemia de coronavírus.
Ex-nadador, Dick Pound participou dos Jogos de Roma-1960 e faz parte do COI desde 1978. Na entidade já exerceu a vice-presidência em duas oportunidades, entre 1987-91 e de 1996 a 2000. No começo de fevereiro, quando a epidemia de coronavírus passou a assustar o mundo, ele chegou a dizer que uma decisão seria tomada até maio. À época foi desmentido por autoridades japonesas e do próprio COI.
O Japão também já acredita num possível adiamento. Segundo o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, esta é uma hipótese que deve se tornar "inevitável".
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus