Os brasileiros Alison e Álvaro Filho estão classificados para as semifinais da 20ª etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia 2018-19. Com duas vitórias nesta sexta-feira (3), o capixaba e o paraibano estão invictos na competição — que é nível três estrelas em uma graduação de cinco, adotada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
No primeiro jogo do dia, pelas oitavas de final, Alison e Álvaro superaram os australianos Christopher McHugh e Zachery Schubert, por 2 sets a 1 (21/16, 19/21 e 15/12). Nas quartas de final, eles passaram pelos turcos Murat Giginoglu e Volkan Götepe por 2 a 0 (21/16 e 21/12).
Após a classificação à semifinal, Álvaro Filho destacou o diálogo em quadra da dupla recém-formada como fator determinante para os bons resultados.
— A chave para as nossas vitórias foi a nossa comunicação. Alison e eu nos falamos a cada jogada, fomos construindo nosso jogo a cada ponto até conseguirmos o resultado. Nós estamos aproveitando o momento. Hoje conseguimos duas vitórias importantes. Amanhã será um novo dia, e vamos focar em um passo de cada vez —disse o vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto.
As semifinais e a disputa por medalhas serão neste sábado (04). Os brasileiros enfrentarão os alemães Alexander Wlakenrost e Sven Winter por um lugar na decisão. Do outro lado da chave, um duelo entre as duas duplas dos Estados Unidos: John Hyden/Ryan Doherty x Theodore Brunner/William Priddy.
O Brasil conquistou apenas uma medalha nesta temporada: um bronze com Guto e Saymon, na etapa quatro estrelas de Yangzhou, na China. Em Kuala Lumpur, a premiação total é de US$ 150 mil, sendo US$ 10 mil para os campeões, além de 600 pontos no ranking mundial, que definirá os participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.