A esgrimista Bia Bulcão está em Roma, na Itália, após realizar um estágio na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, onde passou a integrar o time de Alto Rendimento das Forças Armadas. Atleta do Clube Frascati, ela passará o o mês de abril se preparando para os próximos desafios: o Troféu Brasil, no Rio de Janeiro, e a Copa do Mundo de Esgrima, que será disputada em Tauberbischofshiem, na Alemanha, competição que começa a contar pontos para a classificação aos Jogos de Tóquio 2020.
Bia sabe que este período de treinos na Itália deve ser extremamente benéfico para seu desempenho nas próximas competições. A última vez em que teve um período tão longo na Europa antes de um torneio internacional foi na Copa do Mundo de 2018, e os resultados foram satisfatórios.
— É um período importante, onde estaremos focando nas mudanças que estamos querendo para a melhora do meu desempenho. Uma adaptação para um novo estilo, mais utilizado na Europa, focando numa definição no momento certo e não precipitando. Estamos corrigindo algumas falhas no meu jogo e acredito que será muito importante para as próximas competições — diz a líder do ranking nacional no florete feminino.
Depois do período no país europeu, Bia enfrentará uma extensa agenda de competições. O Troféu Brasil será nos dias 25 e 26 de abril, no Rio de Janeiro. Logo depois, ela retorna para a Europa, onde participa da Copa do Mundo entre os dias 3 e 5 de maio, em competição que marca o início do período de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Na Olimpíada do Rio, a paulista foi eliminada na segunda rodada.
A temporada ainda tem diversas competições importantes, como o Grand Prix da China, em maio, o Campeonato Pan-Americano de Toronto, em julho, o Mundial da Hungria, no mesmo mês, os Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto, e os Jogos Mundiais Militares, em outubro.