Os baianos dominaram o "Oscar" do esporte brasileiro. Na noite desta terça-feira (18), a nadadora Ana Marcela Cunha e o canoísta Isaquias Queiroz foram os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico em cerimônia realizada no Rio de Janeiro.
Aos 26 anos, Ana Marcela superou a craque Marta e a canoísta Ana Sátila. Especialista em maratonas aquáticas, a atleta comemorou nesta temporada o quarto título da Copa do Mundo da modalidade. Vencedora da premiação de 2016, Ana Marcela é dona de nove medalhas (três de ouros) em Mundiais, nas provas de 5km, 10km e 25km.
Já Isaquias teve de superar dois nomes de novos esportes olímpicos — Gabriel Medina, recém-consagrado bicampeão mundial de surfe, e o skatista Pedro Barros — para confirmar o tri na premiação.
Vencedor em 2015 e 2016, o baiano conquistou neste ano mais três medalhas em Mundiais de canoagem velocidade: ouro no C1 500m e no C2 500m, ao lado de Erlon Silva, e bronze na prova olímpica de C1 1000m. Ao todo, soma 10 pódios na competição — além das duas pratas e de um bronze nos Jogos do Rio.
No discurso, Isaquias homenageou seu técnico, o espanhol Jesus Morlán, morto de novembro em decorrência de câncer.
— O Jesus Morlán levantou a canoagem brasileira — disse o atleta de 24 anos.
No evento, Renan Dal Zotto, técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, recebeu o troféu de melhor treinador de esportes coletivos. Recuperando-se de uma cirurgia no joelho esquerdo, ele foi ao palco em uma cadeira de rodas. O gaúcho de 58 anos homenageou o técnico Bebeto de Freitas, comandante da Geração de Prata, falecido em março:
— Foi o Bebeto que me inspirou a ser técnico.
Na votação do público, Henrique Avancini, do ciclismo Mountain Bike, foi escolhido o Atleta da Torcida.
Antes da premiação, o COB inaugurou o Hall da Fama do esporte brasileiro. Vanderlei Cordeiro de lima (bronze na maratona de Atenas 2004), o velejador Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas, e a dupla de vôlei de praia Jacqueline Silva e Sandra Pires, ouro em Atlanta 1996, foram os primeiros a eternizar as mãos e os pés em moldes.
*O repórter viajou a convite do COB.