O Brasil conquistou três medalhas no último dia de disputa do World Judo Masters, em Guangzhou, na China. A competição reuniu os 16 melhores atletas de cada categoria, de acordo com o ranking da Federação Internacional de Judô (IJF).
Duas das três medalhas foram ganhas na categoria pesado masculina (+100kg). Dono de dois bronzes olímpicos, o paulista Rafael Silva avançou às semifinais após derrotar o holandês Henk Grohl e o russo Tamerlan Bashaev, ambos por wazari. A vaga na decisão foi assegurada com um ippon sobre o uzbeque Bekmurod Oltiboev, com 2min49s de luta. Mas o ouro escapou diante do georgiano Guram Tushishvili, que bateu o brasileiro por ippon.
Já o mato-grossense David Moura, vice-campeão mundial em 2017, começou vencendo o holandês Roy Mercer, por wazari, mas logo depois parou no japonês Kokoro Kageura e foi para a repescagem, onde derrotou o austríaco Stephen Hegyi. Logo a seguir, encarou o uzbeque Bekmurod Oltiboev e, com um ippon, garantiu um lugar no pódio, ao lado do russo Tamerlan Bashaev.
Maria Suelen repete desempenho de 2017
Na categoria pesado feminino (+78kg), a paulista Maria Suelen Altheman repetiu o desempenho da temporada passada e subiu no pódio para receber a medalha de bronze. Nas duas primeiras lutas, ela venceu a turca Kayra Sayit e a azeri Iryna Kindzerska, ambas por ippon. Já na semifinal, a judoca de 30 anos foi derrotada pela cubana Idalys Ortiz, vice-líder do ranking, campeã olímpica em Londres 2012, vice no Rio em 2016 e atual vice-campeã mundial.
Com a derrota para Ortiz, Maria Suelen disputou o bronze contra a sul-coreana Minjeong Kim e conseguiu um ippon no golden score. O ouro ficou com a japonesa Akira Sone, que venceu Idalys Ortiz na decisão. A bósnia Larisa Ceric levou o segundo bronze em disputa.
Sonho do bi de Maria Portela termina na estreia
Campeã da categoria médio (70kg) do Masters de 2017, em São Petersburgo, na Rússia, a gaúcha Maria Portela não passou da estreia diante da venezuelana Elvismar Rodríguez, que surpreendeu a terceira colocada do ranking mundial com um wazari.
O Brasil ainda teve a pesado Beatriz Sousa, que foi eliminada pela ucraniana Galyna Tarasova, na primeira rodada, e o médio (81kg) Eduardo Yudi Santos, que também não passou do primeiro combate ao ser batido pelo holandês Frank de Wit.