A delegação brasileira ganhou mais uma integrante em PyeongChang.
Depois da chegada da equipe de bobsled e de Michel Macedo, do esqui alpino, Jaqueline Mourão se juntou à delegação na Coreia do Sul e já participou da cerimônia de boas-vindas à delegação brasileira nesta segunda-feira (5). Jaqueline disputará a prova de 10km estilo livre de cross country, no dia 15.
Nos Jogos de Inverno de PyeongChang, a atleta mineira se igualará a Formiga (futebol) com o maior número de participações olímpicas entre as atletas brasileiras. Torben Grael e Robert Scheidt (vela), Rodrigo Pessoa (hipismo) e Hugo Hoyama (tênis de mesa) também já disputaram seis edições de Jogos Olímpicos.
Porém, Jaqueline será a única – entre homens e mulheres – a competir em duas Olimpíadas de Verão e quatro de Inverno.
Em PyeongChang, a atleta disputará o esqui cross country mais uma vez (foi também a Turim 2006, Vancouver 2010 e Sochi 2014). Mas a atleta já disputou os Jogos Olímpicos no biatlo de inverno (Sochi 2014) e no mountain bike, nos Jogos de Verão de Atenas 2004 e Pequim 2008.
– É uma honra igualar o número de participações de atletas que tanto admiro. No início da minha carreira eu não imaginava chegar a tantas Olimpíadas. Estou muito feliz em estar aqui de novo e logo na prova que mais adoro, que são os 10km estilo livre. Me sinto muito feliz e honrada em escrever o nome do meu país na história olímpica – disse a mineira.
Aos 42 anos, Jaqueline se diz preparada para mais uma Olimpíada:
– Hoje eu sou muito mais tranquila e confiante. Tive um ciclo olímpico muito bom, estou melhorando as minhas marcas e sei que hoje tenho o meu lugar no cross-country. Quero dar trabalho às atletas dos países mais tradicionais na modalidade e mostrar que o Brasil pode competir entre os melhores.
A atleta começou a praticar o ciclismo em 1991, aos 15 anos, e logo no ano seguinte passou a competir nas modalidades cross country e downhill.
Em 2003, ao finalizar em 9º lugar no Ranking da União Ciclística Internacional, Jaqueline garantiu ao Brasil a vaga inédita nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 no Mountain Bike, modalidade Cross Country.
Dois anos depois, se tornou a primeira e única brasileira a participar de ambos os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, ao se classificar para Torino 2006. Em 2014, Jaqueline se classificou para os Jogos de Inverno também no biatlo.