Os franceses da natação deixaram a Capital nesta terça, mas não saíram sem conhecer um pouco do que Porto Alegre tem a oferecer. Ainda que tenham seguido a recomendação policial de não fazer muitos passeios e de se deslocar em pequenos grupos, por questões de segurança, a delegação europeia aproveitou alguns momentos de folga entre os treinos ocorridos no Grêmio Náutico União (GNU) e na PUCRS.
O primeiro contato com o dia a dia da cidade ocorreu em shoppings. Na terça-feira da semana passada (2), um passeio para olhar as lojas do Moinhos, onde o Sheraton, hotel em que se hospederam, está situado. Em clima tranquilo, caminharam sem pressa. No dia seguinte, foram vistos no Iguatemi - em um estabelecimento um tanto curioso para atletas.
– Minhas amigas estavam no Iguatemi e viram eles na loja de brinquedos – contou a nadadora Luísa Abreu de Camargo, de 13 anos, que treina no GNU.
Leia mais
Sob esquema de segurança, seleção francesa de natação deixa Porto Alegre rumo ao Rio
Fotos com Manaudou, troca de toucas e risadas ao sol: o treino da seleção francesa nesta sexta-feira
Com bom público, equipe da natação da França faz treino aberto na PUC
Fontes ligadas à delegação relatam que os atletas não fizeram muito além de treino e hotel. No entanto, no final de semana, o campeão olímpico Florent Manaudou postou nas redes sociais uma foto com o pôr do sol do Guaíba. Sem dar muitos detalhes de sua localização (mas em um local que parece a paisagem avistada do Museu Iberê Camargo), o francês que bateu Cesar Cielo em 2012 escreveu:
– Dia de folga no Brasil – diz a legenda da foto, elogiada pelos seguidores franceses:
– Uau! Magnífico – escreveu um.
Também no fim de semana, foi a vez de conhecer o churrasco gaúcho. A convite dos técnicos do União, a comissão técnica francesa participou de um almoço descontraído no clube para provar as carnes do Rio Grande do Sul. Conforme o GNU, os atletas não participaram da refeição justamente por precisarem de uma alimentação regrada na época pré-competição. A delegação teria viajado com um extenso staff, incluindo nutricionistas para cuidar do cardápio no Sheraton.
O hotel não quis comentar sobre os pedidos dos franceses. Disse apenas que tratavam-se de hóspedes como outros, e por isso a privacidade seria respeitada. O único pedido revelado da delegação foi para os seguranças não permitirem a entrada de máquinas fotográficas e câmeras no hall, para que fossem filmados apenas na rua.
Durante os treinamentos, a alegria e receptividade ao assédio dos fãs chamaram a atenção no União. Os franceses paravam para conversar, tiravam selfies e não pareciam se incomodar com a curiosidade dos brasileiros.
– Eles são extremamente acessíveis, muito simpáticos – elogiou a nadadora Wilia Diederichsen, de 60 anos, integrante do grupo master do clube.
Parte da simplicidade relatada pelos admiradores pode ser vista pela imprensa. Em uma das atividades da semana passada, Manaudou foi fotografado com uma touca do Grêmio Náutico União com a bandeira do Brasil. A comissão técnica distribuiu, ainda, toucas da França para crianças e adolescentes, além de bottons para os jornalistas que assistiam aos exercícios.
*ZHESPORTES