Handebol
Brasil x Noruega, 9h30min
RBS TV, Band, SporTV, ESPN Brasil, Fox Sports
Sim, todos ficamos acordados até tarde, vendo e comentando nas redes sociais a abertura da Olimpíada. E que depois do evento tivemos que dirigir até nossa casa – ou, pior, esperamos as visitas irem embora, quando a TV já passava a quarta reprise. E que é sábado, e bom mesmo é dormir até tarde. Mas vale a pena acordar cedo. O calendário olímpico põe na primeira rodada, frente a frente, as duas últimas seleções campeãs mundiais. As norueguesas, detentoras do título serão as adversárias das brasileiras, vencedoras em 2013, no primeiro grande evento do dia.
Para quem tiver qualquer tipo de preconceito ao esporte, pelas lembranças dos tempos de colégio, em que handebol era aquela chatice, esqueça. Trata-se de um jogo muito dinâmico, técnico e forte, com trocas de bola em velocidade e arremessos certeiros. A craque brasileira é Duda Amorim, melhor jogadora do Mundial de 2013.
Vôlei de Praia
RBS TV, Band, SporTV, ESPN, Fox Sports
11h Bruno Schmidt e Alisson x Schachter e Binstock
15h30min: Bárbara e Ágatha x Hermannova e Sluková
Só um duelo de futevôlei entre Romário, Renato Portaluppi, Zico e Eri Johnson, com Abel Braga bebendo caipirinha ao som de "Voa, Canarinho", na voz de Júnior, é mais carioca do que vôlei de praia em Copacabana.
Rúgbi Feminino
Brasil x Grã-Bretanha, 12h
Canadá x Brasil, 17h30min
Se o handebol é um jogo dinâmico, técnico e forte, com troca de passes em velocidade, o rúgbi é tudo isso em uma explosão de 14 minutos. A modalidade dos Jogos é de sete para cada lado, correndo em um campo de quase 100 metros. Seria como jogar fut-7 no Maracanã. Para não esgotar fisicamente, a partida tem sete minutos para cada lado. Nesse período, as meninas correm como se não houvesse amanhã (mas há um hoje – às 17h30min, contra o Canadá), derrubam as adversárias (em ações chamadas tackles) e atravessam o campo com a bola na mão (os tries). Mal dá tempo de trocar de canal.
Hóquei de grama
Argentina x Estados Unidos, 17h
SporTV 13
Nesta modalidade não chamamos a atenção pelo time brasileiro. É que a equipe mais tradicional desta modalidade mora ao lado. Chamadas de Las Leonas, as argentinas brilham: são bicampeãs mundiais, hepta da Copa dos Campeões e hexa do Pan. Falta só a medalha de ouro olímpica.
Basquete Feminino
Brasil x Austrália, 17h30min
Band, SporTV, Fox Sports e ESPN Brasil
É difícil prever medalha neste esporte, com uma geração em transição. Apenas duas convocadas – as pivôs Érika e Clarissa – estão na WNBA, a principal competição do mundo. De resto, a equipe é toda "brasileira". Uma das principais jogadoras é a ala Palmira, A Austrália, adversária, é medalhista de bronze na última Olimpíada.
Polo Aquático
Brasil x Austrália, 20h50min
SporTV 2 e ESPN+
Dizem que o polo aquático é um dos jogos mais violentos, cheios de puxão no calção, unhadas, beliscões. Pena que não conseguimos ver, porque tudo rola por baixo dos panos d’água. Então vamos torcer para o Brasil, que contratou um técnico e naturalizou dois jogadores croatas. Desempenho foi melhor nos torneios preparação, empolgação da torcida pode pegar, mas não é grande a chance de medalha. Bom mesmo seria ter uma câmera submersa.
Ginástica Artística, 10h30min
RBS TV , SporTV 3, Fox Sports
Por sorteio, o Brasil abre os Jogos na Ginástica Artística. E isso é ruim. Os juízes não costumam dar notas altas para os primeiros. Sabe como é, para não levantar muito a exigência e tal. Assim, Arthur Zanetti precisará voar em seu metro e meio (mentira, 1m56cm) para impressionar. E é bom que a torcida esteja presente. Porque se horário influencia julgamento, pressão da massa deve fazer o mesmo, né?
Basquete Masculino, 19h
Estados Unidos x China
SporTV 3, ESPN Brasil
É verdade que o Dream Team chega sem suas duas maiores estrelas, Stephen Curry e LeBron James, mas há uma constelação: o armador Kyrie Irving foi fundamental para o título do Cleveland Cavs na NBA, e o colega Klay Thompson era um dos "splash brothers" do Golden State Warriors (o outro era Curry). A equipe tem ainda Kevin Durant, Carmelo Anthony, Draymond Green, DeMarcus Cousins e DeAndre Jordan. Em um resumo, é a NBA no quintal de casa.
*ZHESPORTES