Um dos esportes olímpicos mais populares e tradicionais, a natação estreia neste final de semana no Rio com grandes estrelas na piscina. Incorporada aos Jogos da era moderna desde a primeira edição, em 1896, a modalidade trará ao Estádio Aquático atletas que colecionam dezenas de recordes e de medalhas de ouro. O mais flamante é o já legendário norte-americano Michael Phelps, que dará as primeiras braçadas apenas na segunda-feira, mas outros nadadores com nome garantido na história também competem.
Eles disputam um total de 96 medalhas. Ainda neste sábado, dos dois maiores nomes da atualidade, o japonês Kosuke Hagino (400 metros medley) e o chinês Sun Yang (400 metros livres), podem confirmar o favoritismo e amealhar o ouro. Ao longo do fim de semana, a norte-americana Katie Ledecky, maior promessa de pódiuns entre as mulheres, pode garantir duas das cinco medalhas que veio buscar no Brasil: no revezamento 4x100 metros feminino e nos 400 metros livres.
Uma das peculiaridades da natação nestes Jogos é o horários das finais, empurrado para o fim da noite, por exigência da rede de TV americana NBC, detentora dos direitos televisivos. Como os atletas não estão acostumados a competir tão tarde, teme-se que os desempenhos possam ser afetados. Outro fator com chance de interferir é a falta de refrigeração no estádio. Os nadadores terão de fazer sua perfomance em um ambiente mais abafado do que àquele a que estão habituados.
Michael Phelps
País: Estados Unidos
Conquistas: 22 medalhas olímpicas (18 de ouro) e 26 ouros em campeonatos mundiais
Provas: 100m borboleta, 200m borboleta e 200m medley
Atleta com maior número de medalhas na história dos Jogos Olímpicos, Phelps é um colecionador de recordes e feitos, o que faz dele uma estrela incontestável no Rio. Viveu o auge em Pequim (2008), aos 23 anos, com oito ouros ganhos em oito disputados. Quatro anos depois, em Londres, venceu em quatro categorias e obteve dois segundos lugares. Chegou a anunciar a aposentadoria, mas voltou atrás. Aos 31 anos, idade avançada para um nadador, encerrará no Brasil uma das mais espetaculares carreiras olímpicas.
Ryan Lochte
País: Estados Unidos
Conquistas: Cinco medalhas de outro em Jogos Olímpicos
Provas: 200 metros
Ryan Lochte deu azar de surgir para a natação ao mesmo tempo que o compatriota Michael Phelps, um ano mais novo. Não fosse por isso, possivelmente seria o grande nome da natação da última década. Mesmo à sombra do fenomenal Phelps, alcançou feitos extaordinários. Tem 11 medalhas olímpicas, 27 medalhas em campeonatos mundiais e detém o recorde dos 200 metros medley. Ele deve participar também da equipe norte-americana de revezamento nos 4x200 metros livres.
Katie Ledecky
País: Estados Unidos
Conquistas: Ouro nos 800 metros livres em Londres, quebrou 11 recordes mundiais
Provas: 200 metros livres, 400 metros livres e 800 metros livres
Sucessora de Phelps como fenômeno da natação norte-america, ele surpreendeu em 2012 ao ganhar um ouro com apenas 15 anos. Desde então, engatou uma carreira impressionante, com sete ouros individuais em mundiais, o que a converteu em atração no Rio. Ela é considerada grande favorita nos 400m e nos 800m. Também deve participar em provas de revezamento, o que lhe dá a chance de amealhar cinco medalhas no Rio.
Missy Franklin
País: Estados Unidos
Conquistas: Quatro medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e 11 em campeonatos mundiais
Provas: 200 metros livres e 200 metros costas
"Missíl" Missy, como é chamada, foi um dos fenômenos mais surpreendentes em Londres 2012, com dois recordes mundiais quebrados e cinco medalhas, quatro delas de ouro. Tinha apenas 17 anos. Aualmente, é dela o recorde mundial dos 200 metros costas, prova na qual tem mais chances. No campeonato mundial do ano passado, conseguiu cinco medalhas, duas de ouro (ambas em revezamento).
Florent Manaudou
País: França
Conquistas: Ouro nos 50 metros livres em 2012
Provas: 50 metros livres
O velocista Manaudou, que participou dos treinamentos da equipe francesa em Porto Alegre, apareceu para o mundo nos Jogos de 2012. Na final dos 50 metros, o brasileiro César Cielo era o favorito, mas quem ganhou o ouro foi o francês, surpreendendo até seus compatriotas. Nos últimos quatro anos, colecionou pódiuns em campeonatos mundiais, incluindo três ouros no Mundial de 2015. É o atual recordista mundial dos 50 metros em piscina curta e vem para o Rio na condição de maior favorita da prova.
Chad Le Clos
País: África do Sul
Conquistas: Ouro nos 200 metros borboleta em 2012
Provas: 200m livre, 100m borboleta, 200m borboleta, revezamento 4x200m livre e revezamento 4x100m medley
Em 2012, nos Jogos de Londres, Le Clos conseguiu não apenas a façanha de obter um ouro, mas também de fazê-lo com Michael Phelps na piscina. Também ficou com a prata nos 100 metros borboleta, prova da qual foi campeão mundial no ano passado e para a qual é considerado um dos favoritos no Rio. Tem 24 anos.
Kosuke Hagino
País: Japão
Conquistas: Campeão mundial nos 200 metros medley
Provas: 200m livre, 200m medley, 400m medley
O japonês de 1,77m, surgiu nos Jogos de Londres, ao ganhar um bronze 400 metros medley com apenas 17 anos. Em 2013, obteve duas pratas no campeonato mundial. No ano seguinte, foi eleito nadador do ano, depois de obter um ouro e uma prata no Mundial de piscina curta. No Rio, é o favorito para vencer sua especialidade, os 200 metros medley, mesmo competindo com Michael Phelps. Ele lidera o ranking mundial da prova, com quase um segundo de vantagem sobre o fenômeno norte-americano. Também é candidato forte nos 400 metros medley.
Sun Yang
País: China
Conquistas: Medalha de ouro em Londres nos 400 e nos 1500 metros livres e cinco títulos mundiais
Provas: 200m livre, 400m livre, 1.500m livre
O maior nadador chinês da história voltou de Londres, em 2012, com quatro medalhas: dois ouros, uma prata e um bronze. Nas duas provas em que venceu nos últimos Jogos, os 400 metros e os 1.500 metros, aparece entre os grandes favoritos. Quebrador de recordes, detém a melhor marca dos 1.500. Em 2014, esteve banido por três meses por doping.
Federica Pellegrini
País: Itália
Conquistas: Ouro olímpico nos 200 metros livres
Provas: 100 metros livres e 200 metros livres
Em 2004, suas estreia em Jogos Olímpicos, a italiana foi prata nos 200 metros. Nos Jogos seguinte, em Pequim, bateu o recorde olímpico dos 400 metros durante as eliminatórios, mas acabou ficando apenas em quinto na final. No mesmo dia, compensou a frustração levando o ouro nos 200 metros, com recorde mundial. Não obteve medalha em Londres, em 2012, mas chega ao Rio como recordista nos 200 metros em piscina curta e longa.
Cate Campbell
País: Austrália
Conquistas: Ouro no 4x100 metros livros em 2012
Provas: 50 metros livres e 100 metros livres
A australiana de 24 anos quebrou o recorde dos 100 metros livres no mês passado e tornou-se franca favorita para conquistar o ouro no Rio. Quatro anos atrás, em Londres, ela já conseguiu um primeiro lugar, mas no revezamento 4x100, fazendo parceria com a irmã caçula, Bronte Campell, que está no Brasil para também disputar os 50 metros e os 100 metros. As duas são candidatas a bisar a vitória no revezamento.
*ZHESPORTES