O domingo marcou a estreia dos dois representantes da Serra Gaúcha nos Jogos do Rio. Titulares da seleções masculinas de vôlei e handebol, Éder Carbonera e Alex Pozzer, o Tchê, tiveram atuações destacadas e ajudaram as respectivas equipes a conquistarem vitórias importantes.
No início da tarde, no vôlei, um susto no primeiro set e a recuperação natural. A equipe do técnico Bernardinho começou oferecendo brechas ao adversário, que surpreendeu e fechou a parcial por 25 a 23. A seleção reagiu a partir da segunda parcial, com uma sequência de saques, e conseguiu fechar a partida com tranquilidade e parciais de 25/19, 25/14 e 25/18, embalada pelo coro da torcida de 'o campeão voltou'. Nesta terça-feira, o time encara o Canadá, antes de medir forças contra Estados Unidos (na quinta), Itália (dia 13) e França (dia 15), principais rivais do Grupo A.
Já no handebol, a seleção comandada pelo espanhol Jordi Ribera não se importou que do outro lado da quadra estava o terceiro colocado no Mundial de 2015. No retorno aos Jogos Olímpicos, teve uma atuação defensiva brilhante e efetividade nas finalizações e contra-ataques para fazer 34 a 32.
Foi a primeira vitória brasileira sobre um rival europeu na história olímpica. Nesta terça, a equipe volta à quadra, às 16h40min, contra a Eslovênia, quarta colocada no Mundial de 2013.