O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, declarou neste sábado, ao fazer um balanço da Olimpíada, que os problemáticos Jogos Olímpicos do Rio, marcados por crise financeira e estádios vazios, acabaram sendo "icônicos" e que o Brasil foi um excelente anfitrião.
Ele disse ainda que, se voltasse no tempo, entregaria de novo a organização das Olimpíadas à cidade, apesar das críticas que foram feitas.
– O Rio protagonizou Jogos Olímpicos icônicos e todos os brasileiros são ótimos anfitriões – enfatizou.
Leia mais:
Por questões médicas, Pelé não irá no encerramento da Olimpíada
Isaquias será o porta-bandeira do Brasil no encerramento do Rio 2016
Sete visões sobre a Olimpíada do Rio
A opinião do presidente do COI ao final dos Jogos é sempre muito aguardada, principalmente no caso do Rio de Janeiro, devido à situação política e financeira do país.
"Estes são Jogos Olímpicos icônicos em muitos aspectos", disse ele, destacando os muitos recordes registrados e realizações como a de Kosovo ao ganhar uma medalha de ouro em sua primeira Olimpíada.
"Ficou demonstrado que é possível organizar Jogos Olímpicos em países que não estão no topo do ranking do PIB", acrescentou.
Ele disse ainda que foi bom para o Jogos ver a "realidade social" no Rio, uma cidade marcada por crimes violentos e grandes disparidades de rendas.
bur-tw/dj/cn