Ufa! A seleção masculina de futebol finalmente estufou as redes, vencendo a primeira partida nessa Olimpíada. O Brasil derrotou a Dinamarca na noite desta quarta-feira e se livrou de vez do trocadilho "Nadamarca" – fez 4 a 0 para não deixar dúvidas. Para complementar, a Argentina empatou com Honduras e está fora da competição.
Abaixo confira os demais destaques do dia nos Jogos do Rio:
É Brasil!
A seleção de ouro do vôlei feminino vem confirmando seu favoritismo. Ao vencer o Japão, na noite desta quarta-feira, passou pelo terceiro jogo sem perder nenhum set. Com o resultado, garantiu antecipadamente a vaga às quartas de final.
O atleta brasileiro de canoagem slalom Pedro da Silva foi notícia duas vezes nesta quarta: a primeira ao alcançar o inédito sexto lugar na categoria K1. Depois, ao ser apontado como o pivô da polêmica briga entre as brasileiras dos saltos ornamentais Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso.
No boxe, Robenilson de Jesus bateu o argelino Fahem Hammachi, por pontos, e avançou para as oitavas de final da categoria peso-galo (até 56 kg).
A vitória brasileira mais emocionante do dia ocorreu na competição de polo aquático. A equipe masculina bateu a Sérvia – adversária mais dura até agora – nos momentos finais. O goleiro Slobodan Soro, sérvio que se naturalizou brasileiro, fez uma defesa difícil faltando menos de 30s para o fim do jogo. De virada, o Brasil venceu por 6 a 5.
O brasileiro Thiago Pereira está na briga por medalha dos 200m medley. O nadador ficou em terceiro lugar da sua série, que contava também com os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte, que ficaram em primeiro e segundo.
Na ginástica masculina, o brasileiro Sérgio Sasaki (foto abaixo) não subiu no pódio, mas conquistou um resultado histórico para o país: terminou o individual geral em 9º lugar, a melhor colocação do Brasil em toda a história. Arthur Nory terminou em 17º lugar. O ouro ficou com o japonês Kohei Uchimura, agora, bicampeão olímpico.
No vôlei de praia, a dupla Ágatha Rippel e Bárbara Seixas perdeu por 2 a 0 para as espanholas Liliana Fernandez e Elsa Baquerizo e terminou em segundo lugar no Grupo A, garantindo a classificação.
Já Alisson Cerutti e Bruno Schmidt venceram a dupla Alex Ranghieri e Adrian Carambula por 2 sets a 0. O resultado deixou os brasileiros em primeiro no grupo e os garantiu na próxima fase da competição.
O dia não foi bom para o judô brasileiro. Maria Portela e Tiago Camilo, do peso médio, foram eliminados e não chegaram a disputar medalhas.
Outro resultado negativo para o Brasil foi o da seleção feminina de handebol, que foi derrotada pela Espanha por 29 a 24, perdendo a invencibilidade no torneio olímpico.
Derrota também no rúgbi sevens masculino: 31 a 0 para a Argentina. Agora, a equipe jogará para não amargar a última colocação no torneio, nesta quinta, contra a Quênia.
Destaques no mundo
O armênio Andranik Karapetyan, 20 anos, teve uma enorme infelicidade na disputa da categoria de 77kg do levantamento de peso nesta quarta-feira. Em sua segunda tentativa da prova do arremesso, o atleta quebrou o braço esquerdo (foto abaixo) enquanto levantava 195kg e precisou ser retirado imediatamente da disputa.
Dream Team: os astros da NBA tiveram de interromper o passeio olímpico no Rio nesta quarta-feira. Na Arena Carioca 1, a seleção de basquete dos EUA venceu os australianos por 98 a 88.
Destaques fora das quadras
Por causa da chuva, a organização dos Jogos cancelou todas as partidas de tênis do dia. Os torcedores que compraram ingressos para as partidas da modalidade nesta quarta serão reembolsados. Os tickets, no entanto, perdem a validade para as partidas dos próximos dias.
Uma equipe da Força Nacional foi atacada a tiros no Conjunto de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, ao entrar por engano na Vila do João. Dois militares ficaram feridos, sendo um deles com gravidade.