A Alemanha será a adversária do Brasil na decisão do futebol masculino na Olimpíada 2016. Os atuais campeões do mundo venceram a Nigéria por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Itaquerão, e avançaram à final do próximo sábado. Será a chance de um país "unificar" o título da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde 1936 – fato só conquistado duas vezes, por Uruguai e Itália, até hoje.
Assim como para o Brasil, a conquista do ouro olímpico é inédita para a Alemanha como nação unificada. Na época em que o país esteve dividido, entre 1948 e 1990, a Alemanha Oriental foi campeã nos Jogos de Montreal, em 1976, enquanto a Alemanha Ocidental tem dois bronzes (1964 e 1988).
Leia mais:
Brasil goleia Honduras e está na final do futebol masculino na Olimpíada
Apesar de goleada, Micale pondera: "Teremos que fazer nova história na final"
Após goleada, treinador de Honduras aposta: "Brasil é favorito ao ouro"
O jogo no Itaquerão começou quente e, logo aos 9min, a Alemanha abriu o placar: o zagueiro Lukas Klostermann aproveitou cruzamento rasteiro na área e venceu o goleiro Emmanuel Daniel, fazendo 1 a 0.
Os nigerianos – campeões em 1996 e prata em 2008 – foram para cima da Alemanha, mas Timo Horn fechou o gol europeu. E, no final do jogo, veio o tiro de misericórdia. Em jogada parecida com a do primeiro gol, Nis Petersen, aos 44min do segundo tempo, concluiu para fazer o segundo.
A final olímpica, no Maracanã, está marcada para as 17h30min de domingo. Mais cedo, às 13h, Honduras x Nigéria decidem o bronze no Mineirão.