A marca norueguesa de roupas e acessórios esportivos XXL Sports & Villmark, lançou uma campanha sobre a "realidade" do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, e causou polêmica.
A propaganda é intitulada "Sports Unites All". Nela, um menino encontra uma carteira perdida em uma favela carioca e é perseguido pela polícia. As imagens lembram um filme de ação, onde o garoto corre até descobrir que o dono da carteira é o jogador Ronaldinho Gaúcho.
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Ao final, a campanha acaba com o jogador, o menino e os policiais jogando uma pelada.
No Brasil, o comercial norueguês dividiu opiniões. Para alguns existiu um preconceito contra a polícia brasileira, além do fato de o menino ser branco e o policial ser negro. Já para outros, a campanha mostrou que o noruegueses conseguem melhor retratar o país, do que os próprios brasileiros.
Em um comunicado, a marca afirmou que o objetivo do comercial é falar sobre o esporte como unidade e solidariedade, ao estabelecer bases de união e diálogo.
– O esporte cria esperança em face de um cotidiano difícil para muitas pessoas. No Brasil todos amam futebol, quase sem exceção. Jogar futebol ou outro esporte é definitivamente algo positivo. Pode superar obstáculos e resolver conflitos – disse a marca.
Realidade olímpica
Propaganda sobre Olimpíada com Ronaldinho mostra perseguição policial e causa polêmica
O objetivo da marca de roupa era retratar o esporte como base de união
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