Entregue ao Comitê Rio 2016 no último dia 15 de junho, a Vila Olímpica, que durante os Jogos Olímpicos hospedará mais de 20 mil pessoas, entre atletas e oficiais de equipe, será aberta no dia 24 de julho, quando as primeiras delegações começarão a chegar. As informações são da Rádio Gaúcha.
A Vila é um complexo de sete condomínios com 31 prédios de até 17 andares, totalizando 3.604 apartamentos. As acomodações receberão mais de 17 mil pessoas no pico dos Jogos Olímpicos, além de outras seis mil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Leia mais
Rússia também pode ser banida do levantamento de peso nos Jogos Rio 2016
Indonésia promete 333 mil euros e pensão vitalícia a medalhistas de ouro na Olimpíada
Rio 2016 coloca à venda novo lote de ingressos para basquete e handebol
A ideia de ter um local para abrigar os participantes do evento surgiu através do Barão Pierre de Coubertin, que em 1924 convenceu os organizadores dos Jogos de Paris a construir cabanas no Stade Olympique de Colombes para abrigar e facilitar o acesso dos atletas aos locais de competição.
Em Los Angeles, em 1932, a primeira Vila dos Atletas foi construída em Baldwin Hills. Porém, apenas homens puderam se hospedar no local. As atletas mulheres tiveram que ficar no Chapman Park Hotel.
No Rio de Janeiro, a Vila terá, além das acomodações, atividades de recreação e todos os serviços necessários para que os atletas se concentrem nas competições sem precisar sair do complexo. Lá estão disponíveis serviços como banco, lavanderia, lojas de conveniência, central telefônica, correios e bilheteria. O estacionamento do local funciona como uma rodoviária para até 300 ônibus, enquanto o restaurante abre 24 horas e serve mais de 60 mil refeições por dia.
Campeã mundial com a seleção brasileira feminina de basquete em 1994, a ex-jogadora Janeth Arcain foi nomeada prefeita da Vila Olímpica. Dona de duas medalhas olímpicas, prata em Atlanta em 1996 e bronze em Sydney em 2000, ela é a maior pontuadora da modalidade na história dos Jogos.
*RÁDIO GAÚCHA