O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá voos durante a madrugada para atender demandas da Olimpíada. Segundo o Governo Federal, de 3 a 23 de agosto, a aviação comercial vai operar das 6h às 23h59min. Já a aviação executiva e os táxis aéreos poderão operar das 22h30min às 5h59min. Após o período específico para os Jogos, o aeroporto volta a funcionar em horário normal, das 6h às 22h30min.
A estimativa é que, com a ampliação do horário, o Santos Dumont movimente 70 mil passageiros a mais. Em 21 dias, o total de pousos e decolagens extras deve chegar a 4,5 mil no terminal da capital olímpica. O funcionamento estendido também é uma forma de compensar o tempo em que o aeroporto será fechado durante as provas de vela, que serão disputadas na Baía de Guanabara. O Santos Dumont não irá operar entre 8 e 18 de agosto, das 12h40min às 17h10min.
Leia mais
Talles Frederico conquista índice para o salto em altura na Olimpíada
Seleção brasileira de judô fatura mais três medalhas na Geórgia
Os números e destaques das mulheres brasileiras na história das Olimpíadas
A ampliação também deve reduzir o impacto sobre o Galeão, o aeroporto referência dos Jogos. A Secretaria de Aviação afirma que isso diminuirá possíveis impactos meteorológicos nas operações, além de minimizar o risco de atrasos, especialmente devido à demanda de passageiros.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que analisa agora a concessão de autorização excepcional para realização dos procedimentos de check-in e despacho remotos diretamente da Vila Olímpica. A experiência teve sucesso na Olimpíada de Londres, em 2012.
A proposta da Rio 2016 é estabelecer estações de check-in e despacho de bagagem antecipado na Vila. Para que isso ocorra, ainda será necessária a formalização de acordos entre comitê e empresas aéreas, além de uma análise da Anac.
*ZHESPORTES